14 dicas para escolher um spa de destino

Planear umas férias inteiras em torno do bem-estar e tranquilidade que só os melhores spas sabem oferecer é escolher um spa de destino. Um spa de destino é um hotel que oferece um pacote completo de relaxamento e saúde onde, para além dos tratamentos spa, não faltam aulas de ioga e pilates, retiros espirituais, refeições saudáveis e workshops, entre muitas outras atividades zen. Saiba o que deve ter em conta para escolher o melhor spa de destino para as suas férias wellness.

  1. Antes de mais, é importante decidir que se vai viajar para um spa de destino dentro do país ou fora dele – dependendo do tempo que irão durar as férias, pode ou não querer fazer um viagem longa, principalmente se o objetivo é relaxar. O preço de um spa de destino também varia conforme a sua localização.
  2. O próprio destino do seu spa de destino também não deve ser descurado – prefere a praia ou o campo? Um local próximo de uma cidade ou longe da agitação citadina? Em que tipo de ambiente se sentiria mais relaxado?
  3. Procura um spa de destino pequeno e intimo, onde será mais fácil conhecer pessoas que tenham os mesmos objetivos que os seus ou prefere um espaço maior onde possa preservar toda a sua privacidade?
  4. Decida que tipo de programa quer seguir no spa de destino: perder peso, fazer uma desintoxicação, aprender a meditar, participar em muitas atividades ao ar livre, misturar um bocadinho de tudo ou simplesmente descansar e marcar alguns tratamentos spa. É importante definir e marcar o programa que pretende seguir no spa de destino e, de preferência, com alguma antecedência, caso contrário pode correr o risco de chegar lá e não ter vagas para aquilo que pretende.
  5. Antes de escolher o seu spa de destino, familiarize-se com a etiqueta específica para os spas de destino.  
  6. Decida se quer viajar sozinho ou acompanhado para o spa de destino. No caso de viajar acompanhado, o ideal é ir com alguém que também queira desfrutar desse tipo de férias ou com alguém que consegue facilmente ocupar-se enquanto você frequenta as aulas e os tratamentos em que se inscreveu (isto se ninguém se importará de ficar sozinho parte do dia).
  7. Por norma, os restaurantes, bares e cafés dos spas de destino têm menus especialmente voltados para uma alimentação saudável (principalmente se os programas são de emagrecimento ou detox), onde podem não constar café e bebidas alcoólicas, por exemplo. Antes de escolher o seu spa de destino, decida qual o regime alimentar que procura.
  8. Qual a importância de um spa de destino com aulas e workshops – pretende que esse tipo de iniciativas façam parte das suas férias de wellness ou prefere dedicar-se a outro tipo de atividades?
  9. Se a sua ideia de um spa de destino inclui piscina interior e exterior, sauna e jacuzzi, então procure opções que tenham todas as infraestruturas que procura.
  10. Prefere exclusivamente atividades físicas dentro de portas (ioga, pilates, aeróbica…), atividades ao ar livre (montanhismo, escalada, caminhadas, ciclismo…) ou a possibilidade de fazer um pouco das duas?
  11. Se vai visitar um spa de destino voltado para o tratamento de questões médicas, assegure-se que no seu staff constem médicos, enfermeiros nutricionistas e terapeutas credenciados.
  12. Qual a importância das instalações do spa de destino – prefere um local com quartos e ambientes luxuosos ou, como não pretende passar mito tempo no quarto, prefere que o luxo e o apetrechamento seja reservado aos espaços onde vão decorrer as aulas, as atividades e os tratamentos?
  13. Saiba como são preenchidas as noites no spa de destino – com palestras e workshops voltados para o wellness ou com diversão e entretenimento. O que prefere?
  14. Antes de se decidir por um spa de destino e respetivo programa de férias, faça questão de perguntar exatamente aquilo que está incluído – não quer chegar ao destino e ter de pagar todos os tratamentos spa ou aulas de meditação à parte quando pensava que faziam parte do pacote!
A sua votação: 

Artigos relacionados