5 dicas para uma esfoliação caseira inesquecível

creme esfoliante

Se desconhece os benefícios de uma boa esfoliação corporal, está na altura de os descobrir e de os sentir na pele, literalmente. Se a visita a um spa para efectuar um tratamento esfoliante não lhe agradar, comece por uma experiência caseira… fácil e inesquecível. Se já conhece esta terapia corporal luxuosa, está à espera de quê para repetir?

  1. Compre ou crie. Pesquise o mercado ou a Internet e decida que tipo de esfoliante quer experimentar: a gama de produtos disponíveis parece não ter fim. Em alternativa, porque não confeccionar o seu próprio esfoliante? Encontrará online inúmeras receitas para criar, em casa, tratamentos spa caseiros… uma opção original, natural e económica. No caso de fazer o seu próprio esfoliante, pode prepará-lo no dia anterior e guardá-lo no frigorífico, para poupar tempo e dedicar-se apenas ao seu usufruto.
  2. Prepare o ambiente. Embora não vá para o spa, pode trazer o spa até si – mesmo em casa, faça questão de preparar o ambiente com velas aromáticas e música para um ritual privado que vai rejuvenescer corpo e alma.
  3. Cuidado com… a escolha do esfoliante, certifique-se que seja mesmo para o corpo ou para o rosto, isto porque o primeiro é demasiado abrasivo para o rosto e o segundo demasiado delicado para o corpo. Evite esfoliar a pele em dias em que esta está mais sensível, apresenta manchas, acne, esteja queimada do sol ou se fez a depilação nesse mesmo dia… o resultado pode ser tudo menos relaxante.
  4. Prolongue o prazer. Como está em casa, a tentação pode ser para “despachar” a esfoliação, mesmo que o faça inconscientemente. Se tiver num spa, a terapeuta vai dedicar vários minutos a cada área do corpo, por isso faça o mesmo: comece pelos pés, subindo até ao tronco, depois esfolie desde os pulsos até aos ombros – ao efectuar os movimentos no sentido do coração, irá estimular a circulação o que, por sua vez, transporta importantes nutrientes até à superfície da pele. Dedique pelo menos dois minutos a cada zona, massajando suavemente o esfoliante… é ele que deve fazer todo o trabalho e não as suas mãos. A esfoliação das costas é mais difícil, por isso, peça ajuda ao seu companheiro ou então marque uma sessão de spa com as amigas e assim todas ficam a ganhar.
  5. Termine em beleza. Dependendo do tipo de esfoliante aplicado, poderá ter de tomar um duche ou simplesmente removê-lo com recurso a uma toalha húmida. No caso do banho, faça-o sem utilizar sabonete, apenas água morna. Antes de aplicar um creme hidratante, pulverize o corpo com água termal: vai refrescar os seus poros, entretanto ressequidos pela esfoliação, e permitir uma melhor absorção do hidratante. O resultado? Uma pele de bebé suave e sedosa. Repita uma ou duas vezes por mês.
A sua votação: 

Artigos relacionados