Os benefícios da esfoliação corporal

esfoliação corporal

No meio das massagens, saunas e faciais, as esfoliações corporais ficam muitas vezes esquecidas, embora sejam uma experiência spa tão agradável e benéfica como todas as outras.

O que é?

Uma esfoliação corporal recorre à mistura de uma substância granular com um creme e/ou óleo essencial que é literalmente esfregado em todo o corpo com o intuito de limpar, esfoliar e hidratar a pele. Como a base desta “receita” é um ou mais tipos de sal, a sua aplicação ao corpo, com suaves técnicas de massagem, garante a remoção das células mortas/secas, o que devolve à pele a sua aparência natural, suave e lisa.

Tipos de esfoliação

  • Sal e óleo essencial: o mais básico e popular das esfoliações recorre ao sal granulado (marinho ou mineral) e aos maravilhosos e diversificados óleos essenciais para devolver à pele toda a sua beleza.
  • Açúcar: em substituição do sal, utiliza-se frequentemente o açúcar devido ao seu aspecto granulado e ao facto de combinar igualmente bem com cremes e óleos essenciais diversos.
  • Lufa: uma esponja de lufa (ou esponja vegetal como também é conhecida), é um aliado poderoso para uma esfoliação intensa que, combinada com cremes e outros ingredientes esfoliantes, é extremamente eficaz na remoção de células mortas.  
  • Plantas: as plantas medicinais (caso da lavanda, aloé vera, alecrim…) são cada vez mais utilizadas na esfoliação corporal devido à sua versatilidade – adaptam-se a vários tipos de pele e têm múltiplos objectivos (relaxar, reenergizar…).
  • Alimentos: os poderes dos alimentos já ganharam lugar cativo em muitos spas, não só pela experiência aromática e sensorial que proporcionam, mas também pelas suas propriedades nutritivas e hidratantes. Porque não inovar e deliciar-se com uma esfoliação à base de chocolate, café, limão, laranja, sementes, farinha de aveia, mel e leite, entre outros.

Quais os principais benefícios?

  • Contribui para o melhoramento da tonalidade natural e uniforme da pele.
  • É eficaz contra a celulite.
  • Melhora a circulação sanguínea.
  • Estimula o sistema metabólico.
  • Aumenta a capacidade e a eficiência do corpo no que toca à eliminação de toxinas.
  • Prepara o corpo para o Verão, nomeadamente para a obtenção de um bronzeado bonito e uniforme.
  • Devolve à pele um aspecto saudável, que ao toque parece acetinado.
  • Tal como uma massagem, também a esfoliação tem características relaxantes e/ou reinvigorantes, dependendo dos ingredientes e técnicas utilizadas.
  • Uma esfoliação corporal é ainda utilizada como preparação para outros tratamentos: no caso de fazer um envolvimento corporal, a esfoliação prévia abre os poros e torna a pele mais receptiva, potenciando assim os efeitos do tratamento seguinte.

Antes

A escolha do tipo de esfoliação que pretende fazer deve ser efectuada aquando da marcação da mesma. Quando em dúvida, peça à terapeuta para explicar os objectivos e benefícios de cada uma, de forma a poder escolher a melhor para a experiência que pretende. Saiba apenas que se sofrer de pressão arterial elevada deve evitar as esfoliações com grande incidência de sal; e se tiver diabetes, evite os esfoliantes à base de açúcar e mel. A etiqueta de spa dita que deve ter a depilação feita antes de qualquer tratamento que exija um corpo a nu, no entanto, no caso da esfoliação corporal, evite fazer a depilação no dia ou na véspera da mesma, porque os ingredientes esfoliantes podem irritar a pele, tornando o tratamento desagradável ou até mesmo insuportável.

Durante

A esfoliação corporal exige a nudez total, excepto da zona genital, que é tapada com uma cueca descartável. Para além disso, à medida que vão trabalhando, os terapeutas mantêm cobertas as partes do corpo que já foram ou ainda vão ser tratadas, destapando-as apenas nesse momento específico. O tratamento é administrado sobre uma marquesa de estética, estando o cliente deitado sobre um lençol, toalha ou até uma capa protectora plástica (no caso da esfoliação ser mais húmida do que seca). O esfoliante escolhido é aplicado manualmente no corpo, dos pés até ao pescoço, com recurso a movimentos circulares e relaxantes que são concentrados em cada área do corpo durante alguns minutos. De seguida, a terapeuta pode deixar o esfoliante repousar mais algum tempo, antes de o retirar com recurso a toalhas húmidas ou então encaminhá-lo-á para um duche. O final do tratamento é reservado à aplicação de um creme hidratante que é massajado em todo o corpo. 

Depois

O resultado final vê-se e sente-se: uma pele sedosa, deslumbrante e luminosa, que pode ser preservada durante algum tempo se evitar a exposição solar e o contacto com água do mar e da piscina. Não descure a hidratação contínua e repita várias vezes ao ano, não apenas quando sentir a pele baça mas principalmente na transição dos meses frios para os quentes.

A sua votação: 

Artigos relacionados