A endomassagem e os seus benefícios

Atualmente, como o mercado consumidor está muito mais exigente, existem cada vez mais novas opções de tratamentos estéticos e médicos com eficácia comprovada, que deixam o corpo mais bonito e saudável, proporcionando assim uma melhora da autoestima e da qualidade de vida. E dentre essas opções de tratamentos estéticos e médicos, destaca-se a endomassagem.

Poucas coisas motivam mais as pessoas do que a busca de um corpo perfeito, livre de celulites, estrias e daquelas incômodas gordurinhas localizadas. Mas como ninguém pode voltar no passado e mudar o presente, o jeito é ser realista e buscar alternativas para resolver ou remediar a situação. Até bem pouco tempo atrás, por exemplo, para estar dentro do padrão de beleza considerado pela mídia, a pessoa recorria a dietas “milagrosas” e a cremes que prometiam resultados rápidos. Porém, os resultados muitas vezes eram aquém do esperado. É aí que entra a endomassagem.

O que é a endomassagem?

A endomassagem, como o próprio nome indica, é uma massagem de sucção e deslocamento efetuada com um aparelho próprio, que produz a libertação de todos os vasos que estão abaixo do tecido aspirado, e ajuda na ativação de toda a parte circulatória e linfática, drenando e transportando nutrientes. O aparelho empregado na endomassagem, e que tem vários programas e funções diferentes, utiliza dois tipos de técnicas de forma simultânea ou separada, apresentando resultados bem satisfatórios e visíveis. Segundo muitos profissionais do ramo, são necessárias, no mínimo, 10 a 15 sessões para se obter o resultado esperado.

Como funciona a endomassagem?

A endomassagem subcutânea, combinada com a terapia ultrassônica, por exemplo, é um tratamento excelente que permite a ativação do metabolismo, atuando na redução das células gordas e na refirmação de todo o corpo. São técnicas que, utilizadas de forma simultânea, fazem com que nosso organismo experimente efeitos mecânicos que, por sua vez, também produzem efeitos do tipo térmico e químico – o que se traduz nos inúmeros benefícios que o tratamento comprovadamente traz.

No que diz respeito ao efeito mecânico, o ultrassom produz uma massagem no âmbito das células, o que favorece o aumento da permeabilidade das membranas. Esse efeito mecânico, que produz um fenômeno conhecido como sonoforese, permite que as substâncias penetrem muito melhor através da pele, contribuindo também para a penetração de princípios ativos importantes. E quanto ao efeito térmico, sabe-se que o nosso organismo gera uma resistência ao movimento mecânico intra e extracelular produzido durante o tratamento, fazendo com que a energia desprendida do movimento dos tecidos se transforme em calor. Deste modo, tanto o efeito térmico, quanto o efeito mecânico produzem a liberação de substâncias vasodilatadoras que auxiliam na circulação sanguínea, entre outros benefícios.

Principais benefícios da endomassagem

Está claro que a conjugação da endomassagem com o ultrassom é uma arma eficaz no combate à gordura localizada e à celulite. Sem contar que esse tipo de tratamento também se mostra extremamente útil em caso de endurecimento e fibroses, além de ter um efeito anti-inflamatório e regenerativo. Mas não podemos esquecer que, como qualquer outro tratamento, a endomassagem tem suas contraindicações. Ela é contraindicada para pessoas com próteses metálicas, como pace-maker, ou para os portadores de tromboflebites.

Onde se pode fazer a endomassagem?

À semelhança de outros tratamentos de estética e beleza para valorizar o corpo e realçar a beleza, também uma boa endomassagem pode ser feita numa clínica de estética ou spa especializada em endomassagem. Mas atenção: é preciso verificar se a clínica/spa é de confiança, se tem uma boa indicação, e que, acima de tudo, atenda às expectativas de saúde e bem-estar de seus clientes. Afinal, o maior interessado no seu bem-estar deve ser a própria pessoa!

A sua votação: 

Artigos relacionados