Envolvimento corporal: o que é e quais os seus benefícios

Massagens e as esfoliação corporal

Entre as massagens e as esfoliações corporais reside um tratamento spa designado de envolvimento corporal que, com diversos e relaxantes benefícios, é um prazer único para desfrutar dos pés à cabeça.

O que é um envolvimento corporal?

O envolvimento corporal é um tratamento spa que, tal como o seu próprio nome indica, envolve o corpo com diferentes substâncias terapêuticas, que variam conforme o resultado final que se pretende. Por exemplo, a utilização de algas, argila ou lama num envolvimento corporal é o ideal para livrar o corpo de toxinas; enquanto os envolvimentos que utilizam cremes hidratantes ricos estão vocacionados para o suavizar da pele. Os envolvimentos ou máscaras corporais podem ainda ter na sua base plantas, sais, cristais, minerais, óleos essenciais, aloé vera, gengibre, chá verde, chocolate ou mel – tudo depende do tratamento escolhido.

Para que serve?

São muitos os benefícios de um envolvimento corporal, começando pelo simples facto de ser uma das formas mais naturais de hidratar e melhorar o aspeto e a textura da pele. Para além disso, é um tratamento muito utilizado para desintoxicar o organismo e diminuir a retenção de líquidos. Em termos de rituais de beleza, um envolvimento corporal é uma excelente forma de preparar o corpo para o Verão, depois dos meses frios do Inverno.

Como funciona?

O envolvimento corporal exige a nudez total, exceto da zona genital, que é tapada com uma cueca descartável. O tratamento é administrado sobre uma marquesa de estética, estando o cliente deitado sobre um lençol, toalha ou até uma capa que irá envolver o corpo após a aplicação da máscara corporal. A substância escolhida para o envolvimento é aplicada manualmente no corpo (ou com a ajuda de uma espátula ou pincel), dos pés até ao pescoço, com recurso a movimentos relaxantes. De seguida, o corpo é completamente envolvido por um lençol, toalha ou uma capa que permite a atuação da máscara corporal durante pelo menos 20 minutos. Desta forma, o corpo mantém-se quente, permitindo uma maior ação do tratamento – a sudação natural do corpo contribui para a desintoxicação do organismo o que, por sua vez, ajuda a renovar o aspeto natural da pele, entre vários outros benefícios. Durante o tempo de repouso, o terapeuta normalmente retira-se da sala de tratamento para que possa desfrutar de alguns momentos de tranquilidade. No final do tempo de repouso, é encaminhado para um duche para retirar a máscara corporal, terminando o tratamento com a aplicação de um creme hidratante em todo o corpo.

Prolongar o prazer

Embora o envolvimento corporal seja um tratamento spa por si só, ele é muitas vezes precedido por uma esfoliação corporal que, ao abrir os poros, torna a pele mais recetiva à própria máscara corporal. Durante o tempo de repouso da máscara corporal, pode agendar uma massagem sacro-craniana ou até uma massagem de pés, para intensificar o bem-estar e retirar o máximo partido do tratamento. Para finalizar da melhor forma possível o envolvimento corporal, alie à aplicação do creme hidratante uma massagem de relaxamento ou outro tipo de massagem que prefira.

Quais os principais benefícios?

Conheça alguns dos principais benefícios dos envolvimentos corporais:

  • Devolve à pele o seu aspeto saudável
  • Hidratação máxima da pele
  • Suaviza a textura da pele, que ao toque parece acetinada
  • Ação drenante, diminuição da retenção de líquidos
  • Expulsão das toxinas do organismo, desintoxicação
  • Alívio de pernas cansadas e/ou pesadas
  • Maior definição da silhueta
  • Perda temporária de alguns centímetros
  • Tonificação da pele
  • Prepara o corpo para o Verão, contribuindo para a obtenção de um bronzeado bonito e uniforme
  • Anti-fadiga, reenergizante
  • Melhoramento da circulação sanguínea
  • Melhoramento do funcionamento do sistema linfático
  • Melhoramento do funcionamento do sistema metabólico
  • Anti-stress
  • Relaxamento total
A sua votação: 

Artigos relacionados