A esfoliação facial e os seus benefícios

Esfoliação facial

A esfoliação facial é apenas um dos vários tratamentos spa especificamente direccionados ao rosto, onde constam ainda as máscaras, endermologia, mesoterapia, lifting, botox, peeling químico, fotorejuvenescimento e massagem de rosto. A particularidade da esfoliação facial é a sua acção de limpeza profunda que desintoxica a pele, tornando-a nitidamente mais lisa e luminosa.

O que é?

Uma esfoliação facial, ou facial esfoliante como também é conhecida, é um tratamento que ajuda a renovar a pele, eliminando as células mortas que não só envelhecem a pele, como a tornam seca, baça e desidratada. Isto é conseguido através da aplicação de um produto esfoliante próprio que apresenta uma textura granulada. A sua aplicação é feita com os dedos, realizando-se movimentos suaves e circulares enquanto se espalha o produto no rosto. De forma a assegurar uma actuação plena, deixa-se o esfoliante secar na pele antes de o retirar cuidadosamente com água tépida. A esfoliação facial pode ainda incluir alguns passos adicionais, caso da extracção de pontos negros, a aplicação de uma máscara facial ou uma massagem de rosto. Termina sempre com a aplicação de um creme hidratante.

Para que serve?

A remoção das células mortas – principal acção de uma esfoliação facial – é extremamente importante porque elimina, em simultâneo, todas as impurezas que bloqueiam os poros, devolvendo à pele o seu aspecto natural. Para além disso, uma esfoliação regular é essencial para permitir que a pele do rosto possa absorver eficazmente todos os cremes que integram o ritual de beleza diário. Adicionalmente, a esfoliação facial é um cuidado que se deve ter antes dos meses de Verão, de forma a desobstruir a pele para que ela não só possa absorver integralmente os cremes solares, como beneficiar de um bronzeamento natural e equilibrado, sem manchar. Parte integrante da maioria dos faciais spa, a verdade é que a esfoliação de rosto também pode ser um tratamento em si só, nomeadamente quando vocacionado para quem tem pele oleosa e acne, assim como para fumadores e pessoas que estão habitualmente expostas a ambientes poluídos.

Benefícios

Os benefícios da esfoliação facial são quase imediatos e traduzem-se numa pele resplandecente, mas não só:

  • Melhora visivelmente a textura da pele, tornando-a mais suave, vibrante e atractiva.
  • Facilita a correcta absorção dos cosméticos e cremes utilizados diariamente/semanalmente no rosto/pescoço.
  • Combate o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
  • Atenua as rugas e linhas de expressão existentes.
  • Remove as células mortas que o organismo expeliu.
  • Desobstrui os poros, limpando-os em profundidade.
  • Combate o aparecimento de acne (pontos negros, pontos brancos) e outras condições dermatológicas.
  • Assegura um bronzear harmonioso.
  • Mantém a pele do rosto/pescoço saudável.

Onde fazer?

Todos os spas disponibilizam vários tipos de esfoliações faciais, sendo apenas uma questão de escolher aquela que melhor se adapta às necessidades da sua pele: fale sempre com o terapeuta antes de marcar o tratamento, assegurando assim a melhor opção. Por outro lado, um esfoliante facial também é um tratamento de natureza tão simples que pode ser efectuado no conforto de casa com os mesmos benefícios – a única diferença é que terá de aplicar o esfoliante você mesmo.

Produtos caseiros ou comerciais?

Se optar por fazer regularmente uma esfoliação caseira, experimente os dois tipos de esfoliantes até descobrir aquele que melhor combina com a sua pele ou então como forma de variar e de mimar o rosto! Se utiliza uma certa linha de produtos cosméticos, o mais certo é também existir um esfoliante da mesma marca. Pode, no entanto, experimentar outras linhas, caso dos esfoliantes naturais e orgânicos. Se preferir uma opção 100% natural, não há nada como criar o seu próprio esfoliante caseiro, utilizando os produtos que tem em casa, caso do sal, azeite, café, farinha de aveia e vários tipos de fruta. Comece sempre com uma opção suave e vá experimentando.

Cuidados extra

  • Se fizer uma esfoliação facial num spa, os terapeutas terão, naturalmente, de obedecer aos procedimentos normais em termos de higiene e segurança e, embora nunca é demais estar atento, é nas esfoliações caseiras que deverá ter especial cuidado.
  • Se optar pela esfoliação de rosto caseira e adquirir um produto cosmético específico para o efeito, tenha atenção e escolha um que seja adequado ao seu tipo de pele.
  • Nunca utilize um produto de esfoliação corporal no rosto, são demasiado abrasivos para essa zona do corpo.
  • Tenha especial cuidado com a pele mais delicada do rosto, nomeadamente a zona dos olhos e lábios.
  • Evite fazer uma esfoliação facial se tiver feridas abertas, cortes, pele inflamada, hematomas, cicatrizes recentes, acne por tratar, psoríase ou eczema no rosto.
  • Evite fazer a depilação depois de uma esfoliação facial.
  • Evite a exposição solar depois de uma esfoliação facial.
  • A esfoliação facial é um energizante natural, por isso, pode e deve ser feito de manhã.

Devido aos produtos abrasivos normalmente utilizados nas esfoliações faciais, quer seja em casa ou no spa, não deve efectuar mais do que uma esfoliação por semana. Esfoliar em excesso irá secar e irritar a pele, principalmente nos meses mais quentes do ano quando a exposição solar é mais frequente e intensa.

A sua votação: 

Artigos relacionados