Faciais spa: para um rosto luminoso

Tratamento facial spa

As faciais são, a seguir às massagens, o tratamento mais popular e mais procurado nos spas. Uma facial é o expoente máximo da sua rotina de limpeza e cuidados diários específicos, com os contornos irresistíveis de uma massagem, para cuidar cada centímetro do seu rosto, que se quer luminoso!

Rosto radiante

Uma facial é um tratamento de rosto que limpa, esfolia e nutre a pele, para que esta se mantenha cintilante e bem hidratada. Actualmente, e porque a beleza e a saúde andam de mãos dadas, também os tratamentos faciais foram pensados para todos os tipos de pele e problemas associados à mesma, para devolver ao rosto a sua juventude, frescura e luminosidade.

Tipos de faciais

Adequadas aos rostos femininos e masculinos que acusam os mais diversos “sintomas” – pele cansada, envelhecida, perda de tónus, desidratação, perda de luminosidade, palidez, perda de contornos faciais, tez pouco uniforme e/ou manchada, danos solares, sardas, rosácea, acne e outras irritações persistentes – felizmente existe uma enorme variedade de faciais para devolver-lhe a aparência radiante!

Começando pela limpeza de pele mais básica, passando pelos peelings intensivos e máscaras envolventes, os tratamentos faciais podem ainda recorrer aos “efeitos choque” de aparelhos específicos como a mesoterapia, a endermologia facial ou o fotorejuvenescimento. O tipo de facial que pode fazer num spa depende também do seu tipo de pele e dos resultados que procura, existindo para o efeito, e entre muitas outras opções, a facial hidratante, equilibrante, despigmentante, drenante, reafirmante, regeneradora, anti-idade, para pele mista, oleosa, seca, sensível, acneica, com pedras quentes, alimentos ou gelo, bem como uma facial específica para o contorno dos olhos.

Os passos básicos

Simples, indolor, ultra-relaxante e com resultados positivos e bem visíveis, são estes os passos básicos de uma facial:

  • Limpeza de preparação.
  • Análise profunda da pele onde, depois de proteger os olhos, a esteticista observa a pele do rosto de perto, com recurso a uma lupa bem iluminada.
  • Esfoliação da pele, com ou sem vapores direccionados ao rosto.
  • Extracção de pontos negros. Este passo é muitas vezes opcional e depende do tipo de pele em causa.
  • Administração de uma massagem facial que, para além de relaxar, estimula a pele e os músculos faciais.
  • Aplicação de uma máscara facial adequada ao tipo de pele (sensível, seca, oleosa, mista, madura) e/ou tratamento pretendido (anti-stress, anti-envelhecimento, regenerador, contorno dos olhos, etc.).
  • Aplicação de tónicos e cremes protectores.
  • Conselhos e sugestões sobre como continuar o tratamento da pele do rosto em casa.

O que esperar da sua esteticista

Especializada no tratamento da pele, por norma a esteticista é a profissional que administra tratamentos faciais num spa. Veja o que deve esperar de uma boa esteticista:

  • A sua apresentação visual deve ser limpa e impecável, a sua abordagem simpática e comunicativa.
  • O local onde é executada a facial deve estar limpo e confortável e a esteticista deve lavar as suas mãos antes de tocar no rosto do cliente.
  • A esteticista deve colocar-lhe questões acerca do seu ritual de beleza diário para avaliar se está ou não a fazer algo que não seja adequado à sua pele.
  • A administração da massagem facial deve ser indolor e relaxante.
  • A extracção de pontos negros deve ser feita com o mínimo desconforto possível.
  • A esteticista deve poder responder adequadamente a qualquer dúvida ou questão que possa colocar, devendo ainda respeitar o seu silêncio.
  • Uma esteticista profissional e experiente vai sugerir que consulte um dermatologista se o seu problema(s) de pele assim o exigir.
  • No final da sessão dá sugestões sobre a forma como deve tratar do seu rosto entre faciais, podendo aconselhar algum produto específico, sem pressioná-lo para comprar tudo o que sugere. Pode ainda oferecer-lhe algumas amostras desses mesmos produtos. Afinal, este é um momento de tranquilidade e não uma sessão de vendas!

Resultado final

No final de uma facial num spa deve sentir-se bem por dentro e por fora! Os seus poderes relaxantes, aliados a tratamentos de beleza específicos, vão devolver vitalidade e firmeza ao seu rosto. Relativamente aos produtos sugeridos pela esteticista, pode começar por experimentar as amostras que lhe foram oferecidas. Se não lhe foram dadas amostras e não se sente 100% segura para comprar logo tudo o que foi falado, esteja à vontade e peça algumas amostras. Se, por outro lado, quer iniciar imediatamente o tratamento indicado, pode comprar o pacote completo ou então questionar a esteticista acerca dos produtos mais importantes e começar por aí. Para além de uma rotina diária, aconselha-se a realização de uma facial spa pelo menos quatro vezes por ano, ou seja, para acompanhar a mudança das estações. Se iniciar um tratamento específico, pode necessitar de várias sessões seguidas ou alternadas para alcançar os resultados pretendidos. Nesse caso, a esteticista vai ajudar a definir o melhor timing para esse tratamento.

A sua votação: 

Artigos relacionados