Os melhores tratamentos spa para fazer no inverno

O nosso organismo reage muitas vezes mal à chegada do inverno, uma vez que este traz consigo a pele áspera, as mãos secas e os lábios rachados, entre outros inconvenientes. No entanto, também é de realçar que este é o momento mais apropriado para dar atenção ao nosso corpo, pois há tratamentos spa maravilhosos para esta época do ano. São eles:

1. Banho de Ofurô

O ofurô é um banho de imersão com água quente (39 ou 40º graus) que é feito numa banheira de ripas de cedro polido (madeira que ajuda a manter a temperatura). Trata-se de um tratamento terapêutico que garante relaxamento, alivia as dores musculares, melhora a circulação sanguínea, estimula a atividade das células e fortalece os tecidos. Este banho também pode incorporar folhas de eucalipto para quem tem problemas respiratórios e serve de banho hidratante para quem tem a pele seca devido ao frio e à humidade.

2. Massagem de pedras quentes

A massagem de pedras quentes recupera a energia do corpo com o uso de pedras aquecidas e é a ideal para os dias mais frios. O calor das pedras aumenta a circulação sanguínea local e provoca um relaxamento profundo. Também promove uma estimulação da drenagem linfática e aumenta a sensação de bem-estar.
Após uma massagem corporal com bastante óleo, as pedras vulcânicas aquecidas são, gentilmente, colocadas em zonas vitais do corpo, massajando suavemente essas regiões.

3. Hidratação facial com extrato de hortelã-pimenta

É indicada para minimizar a irritação e o ressecamento da pele causados pelo inverno. Esta hidratação combina ingredientes hidratantes e extratos naturais de hortelã e pimenta, proporcionando uma esfoliação facial perfeita para os meses mais frios. Além de hidratar a pele, também ajuda a eliminar as linhas finas de expressão e danos causados pelo sol.

4. Peeling de Krulig

Combina substâncias capazes de inibir a produção de melanina, antioxidantes, hidratantes e filtro solar. Após uma limpeza manual, é feita a aplicação do peeling propriamente dito, que promove a renovação das células, estimulando a formação de colágeno e elastina. Também auxilia a eliminar manchas e a revigorar a pele, promovendo uma limpeza profunda. É especialmente indicado para o inverno porque no final da sua aplicação não deverá apanhar sol no rosto até a completa cicatrização da pele.

5. Peeling de cristal ou diamante

O inverno é a melhor época para fazer tratamentos de renovação celular, como por exemplo o peeling de cristal ou diamante. Com a ausência do sol forte, fica mais fácil clarear as manchas e reduzir pequenas imperfeições, muitas vezes adquiridas pelo excesso de exposição à luz solar. Este procedimento é indolor, menos invasivo que o peeling químico e não requer tempo de recuperação. Melhora a aparência da pele e diminui a oleosidade de maneira suave e progressiva.

6. Banho turco

É uma terapia onde se utiliza um calor húmido de 45 graus e uma humidade relativa de 99%. É indicada para pessoas sedentárias e com pele pouco hidratada, condições que se tornam mais acentuadas no inverno. Auxilia no processo de desintoxicação do corpo, ajudando a reduzir toxinas e gorduras. Além disso, promove relaxamento físico e psicológico, reduz as dores musculares, melhora a qualidade da pele, a circulação sanguínea e diminui o stress. É importante realçar que nem todas as pessoas são indicadas para esse tipo de tratamento: quem sofre de hipertensão ou tem problemas de circulação ou obstrução venosa deve procurar outra alternativa.

7. Body wrap (toalhas quentes aromáticas)

Neste tipo tratamento o corpo é envolvido em toalhas quentes e/ou ligaduras para causar vasodilatação e eliminar o excesso de peso. Este procedimento é especialmente indicado para os dias mais frios pela sensação de calor que provoca no corpo. Além disso, promove uma hidratação na pele e ameniza o ressecamento que é provocado pelo inverno. A terapia começa com uma esfoliação corporal, seguida da aplicação de uma máscara de argila, algas, lama terapêutica ou loção hidratante, dependendo do tipo de tratamento. Depois disso, o corpo é envolvido com toalhas quentes durante 20 minutos para manter a pele aquecida. No final, a máscara é removida e o processo finalizado com uma hidratação.

8. Watsu

No inverno, o corpo produz mais calor para diminuir a sensação de frio, o que faz com que as pessoas sintam mais dores no corpo e nas articulações. O watsu consiste na realização de uma série de movimentos suaves realizados em água morna. Os efeitos relaxantes da água aquecida, combinados com movimentos de massagem e alongamento promovem um alívio dessas dores e melhoram a circulação e a flexibilidade.

9. Massagem com pindas chinesas

As pindas são sacos de linho com ervas aromáticas e especiarias com propriedades estimulantes e relaxantes. Elas são aquecidas e embebidas em óleo de massagem e aplicadas no corpo. Este tratamento produz uma sensação extraordinária de relaxamento muscular e um bem-estar físico e emocional excecional. Durante o inverno esta terapia constitui uma forma saudável e natural de equilibrar o sistema respiratório.

10. Bronzeamento artificial a jato

Muitas pessoas não gostam de perder o bronzeado de verão. Por esse motivo, a maioria dos spas inclui nos seus programas de inverno o bronzeamento artificial a jato. Sem os problemas das camas bronzeadoras, que a longo prazo podem causar danos ao organismo, trata-se de um método seguro que age apenas na camada externa da pele e contém uma composição hidratante e vitamínica. A aplicação é realizada com um spray que produz um jato uniforme de um produto bronzeante, deixando a pele bronzeada numa só aplicação.

É importante relembrar que desfrutar de um dia no spa melhora a autoestima e, consequentemente, bem-estar. No entanto, cuidar do corpo não deve ser apenas uma preocupação externa. Hidratar-se corretamente, praticar exercício físico e alimentar-se de uma forma adequada podem ser grandes aliados na conquista de uma boa qualidade de vida. Pense nisso, tire proveito das opções que estão atualmente disponíveis e, independentemente da época do ano, goste de você e seja feliz.

A sua votação: 

Artigos relacionados