Um SPA no conforto da sua casa

SPA banheira

Não se consegue cansar do conceito SPA, mas na sua agenda não há tempo para marcações ou então não lhe é possível investir financeiramente em todos os tratamentos que gostaria de experimentar? Felizmente, ter um SPA em casa é tão fácil quanto deixar-se relaxar num banho de espuma sumptuoso. Veja como.

Como deve imaginar, um SPA caseiro implica uma enorme variedade de preços e opções, mas nem sempre as mais caras são as ideais, até porque se não tem muito tempo para os aproveitar, porquê investir muito dinheiro num equipamento topo de gama? No fundo precisa apenas de três coisas essenciais: água, iluminação e som – o trio perfeito para uma experiência SPA no conforto da sua casa!

Equipamento especial

  • Se tiver espaço em casa e o dinheiro não for um entrave, existem inúmeros equipamentos SPA por onde escolher, para perder a cabeça e os sentidos: desde jacuzzis, saunas e mini-piscinas de aquaterapia, a cabines multifuncionais que incluem sauna, hidromassagem, massagem de acupressão, massagem para os pés e efeito cascata; ou mistas, com banheira e chuveiro. Algumas até incluem sistema de som embutido e recipientes próprios para óleos essenciais, podendo criar, em simultâneo, sessões rejuvenescedoras de musicoterapia e de aromaterapia.
  • Para carteiras menos recheadas, pode instalar uma coluna de hidromassagem num duche já existente ou então optar por um sistema de hidromassagem portátil que pode ser aplicado em qualquer banheira. Se nenhuma das opções acima descritas lhe agradar particularmente, no fundo, precisa apenas de uma banheira e alguns bons acessórios para converter a sua casa de banho de todos os dias numa experiência SPA inesquecível.
  • Apesar do céu ser o limite no que toca a equipamentos SPA para a sua casa, existem soluções bastante económicas e igualmente luxuosas…escolha a melhor para si!

Temperatura da água

  • Com ou sem jactos, os poderes terapêuticos da água são muitos e variáveis, sendo essencial escolher a temperatura consoante o efeito pretendido, para um resultado duradouro e puro SPA. A água quente é a ideal para quem quer relaxar corpo e mente, uma vez que descontrai os músculos e aprofunda a respiração, o que acaba por aliviar o stress e a tensão acumulada. Um bom banho de imersão reduz ainda os níveis de nervosismo, tristeza e agressividade; sendo ainda o remédio perfeito para quem sofre de insónias. Recomenda-se que a temperatura da água esteja entre os 35 e os 40 graus.
  • Ao contrário dos efeitos tranquilizantes de um banho quente, um duche com águas menos quentes tem benefícios tonificantes e enérgicos. Com uma temperatura de água abaixo dos 35 graus, um duche revitalizante vai estimular a circulação e aumentar os níveis de energia. Para eliminar, por completo, a fadiga e ou cansaço, experimente um duche onde alterna a água quente com a fria.
  • Para não cometer excessos, nem subaproveitar o seu SPA, siga estas indicações no que toca à relação entre a temperatura da água e o tempo máximo de permanência: se a água estiver entre 34 e 36 graus, o banho/duche não deve ultrapassar os 20 minutos; para temperaturas entre 36 e 38 graus, limite o contacto com a água a 15 minutos; um tempo que diminui para 10 minutos se a temperatura registada for de 38 a 40 graus. Existem termómetros de água para ajudá-lo neste controle.

Ambiente acolhedor

  • Já tem a água, agora junte-lhe a iluminação perfeita: velas! Perfumadas ou não, as velas completam qualquer ambiente e o seu SPA caseiro só tem a ganhar com uma iluminação tranquila e agradável. Os aromaterapeutas aconselham alfazema, rosa, erva-cidreira, sândalo e ylang-ylang para relaxar; e menta-hortelã, alecrim e eucalipto para revitalizar.
  • O silêncio é uma excelente banda sonora para o seu SPA, perfeito para esquecer tudo e dissipar as tensões acumuladas ao longo de todo o dia. Por outro lado, os poderes da música são impressionantes e já tem a sua própria terapia – a musicoterapia. Para além de ser um anti-depressivo natural, a música activa a mente, estimula a criatividade, produtividade e inteligência; ajuda a aumentar os níveis de concentração e atenção; melhora o estado de espírito e de humor; reduz os níveis de ansiedade e de stress; diminui a tensão arterial, o ritmo cardíaco e a taxa de respiração, sendo também eficaz no tratamento de insónias. Já sabe, não se esqueça de escolher os seus temas preferidos e carregar no play
  • A cromoterapia (a terapia com recurso às cores) é igualmente importante quando toca a escolher as cores para o seu SPA caseiro – seja a cor das paredes, das toalhas, dos sabonetes, das velas ou dos óleos essenciais que vão perfumar as águas relaxantes – saiba que as cores influenciam o nosso estado de espírito e basta uma exposição de cerca de 20 a 25 minutos a determinada cor para colher benefícios positivos. As cores quentes – vermelho, cor-de-laranja e amarelo – são estimulantes; enquanto as cores frias – azul, verde, violeta – são relaxantes.  
  • Outros acessórios para completar o seu SPA e ajudá-lo a descontrair incluem uma almofada específica para o banho para relaxar pescoço e ombros; um robe e turcos fofos; esponjas macias, luvas para esfoliar, escova para estimular a circulação; sem esquecer os óleos essenciais, espumas e sais, produtos que não podem faltar no seu SPA caseiro porque, para além de proporcionar aromas deliciosos, têm funções auxiliares no que toca a hidratar, esfoliar, massajar, relaxar e revitalizar!

Rituais privados

No conforto do seu lar e do seu SPA pessoal não vai ter um terapeuta ou massagista especializado, mas nem tudo está perdido! Existem muitas técnicas e truques que pode perfeitamente aprender e praticar para desfrutar de rituais privados e únicos. Escolha o seu preferido e, para além dos muitos produtos disponíveis em hipermercados, perfumarias e lojas especializadas, mime-se com estas receitas caseiras!

  • Não se ensaboe apenas. Encha-se de força e aplique pressão nas partes do corpo mais tensas, massajando-se a si próprio, com movimentos regulares e contínuos. Quando terminar o banho e antes de se vestir, leve a cabo a segunda parte da sua massagem, desta feita com um agradável creme hidratante. Não se esqueça das mãos e dos pés… mais tarde, vai agradecer-nos!
  • Renove o aspecto da sua pele com um esfoliante caseiro: misture óleo de amêndoas doces, algumas gotas de um óleo essencial à sua escolha e sal q.b. para formar uma pasta. Massaje o corpo todo e depois retire o esfoliante com um duche rápido e revigorante.
  • Mergulhe uma escova de banho em água morna e óleos essenciais, passando-a gentilmente por todo o corpo para desfrutar de um tratamento perfeito: para além de uma esfoliação da pele, esta massagem auxilia na eliminação de toxinas e água em excesso, estimulando assim a circulação.
  • Dê um tratamento VIP ao seu cabelo ao juntar 1 colher de chá de óleo essencial (para cabelos secos escolha lavanda; para cabelos oleosos opte por alecrim) à sua quantidade habitual de champô, massajando vigorosamente cabelo e couro cabeludo. Passe por água morna.
  • Corte algumas fatias de pepino, utilizando-as como uma compressa sobre os olhos fechados para aliviar stress, cansaço e olheiras.
  • Para um rosto luminoso aproveite restos de melão, triturando-os para que possam ser espalhados no rosto. Rico em beta-caroteno fará maravilhas à sua pele se deixar actuar entre 12 e 15 minutos. Passe o rosto por água. Pode ainda recorrer à toranja que, para além de ser um excelente antioxidante, é óptima para atenuar o aspecto das suas rugas. Bata uma clara de ovo em castelo, juntando-lhe depois uma colher de chá de sumo de toranja e outra de natas azedas. Misture bem e espalhe no rosto. Deixe actuar durante 15 minutes, retirando com água morna. 
  • Uma simples máscara do corpo pode fazer maravilhas a cada centímetro da sua pele, basta misturar sal marinho com óleos essenciais – os melhores são os de limão, junípero e toranja – juntando-lhe apenas água suficiente para criar uma pasta. Espalhe a máscara no corpo com a ajuda de uma luva ou pano de banho e depois de deixar actuar alguns minutos, tome um duche morno. Uma vez seco, aplique um creme hidratante.
  • Massaje e esfolie os seus pés cansados com esta mistura infalível: num recipiente com água, adicione ¼ copo de açúcar e 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas doces. Passe por água, seque e aplique um creme hidratante.
A sua votação: 

Artigos relacionados