Spas masculinos, para homens que gostam de se cuidar

Homem no SPA

As mulheres deixaram de ser as clientes exclusivas dos spas e passaram a partilhar os seus até então oásis privados com membros do sexo oposto. Estima-se que, actualmente, 30% a 35% dos frequentadores de spas são homens, uma tendência que anuncia a proliferação de espaços de beleza exclusivamente masculinos no futuro próximo.

O que mudou?

O que levou os “machos” deste mundo a trocarem as suas cervejas e partidas de futebol por um espaço aromático, iluminado por velas, onde passeiam de robe e chinelos turcos? A vontade de se cuidarem, de se manterem bonitos, de estarem e de serem bem tratados, bem como a preocupação de lutar contra os sinais do envelhecimento. Exactamente como as mulheres. Os elevados padrões de beleza com os quais somos diariamente bombardeados, também já são direccionados para o homem ou, em último recurso, para as mulheres que depois transmitem-nos ao(s) homem(s) da sua vida. Uma tendência que ameaça tornar-se numa verdadeira spamania masculina!

A dois e a solo

Actualmente, não é difícil encontrar um qualquer tipo de spa que ofereça pacotes de tratamentos femininos e masculinos, alguns dos quais podem mesmo ser desfrutados a dois (específicos para noivos, para celebrar o Dia dos Namorados, entre outros), normalmente com um teor romântico associado. Este pode ser o ponto de partida para novas visitas a dois ou agora já a solo, uma vez que o homem já experimentou na pele (literalmente!) os prazeres de um bom spa. A primeira experiência spa masculina surge, muitas vezes, graças a um cheque-prenda oferecido por uma namorada, irmã ou amiga e, embora a timidez inicial seja bem patente, os homens depressa deixam-se entregar às mãos de quem sabe tratá-los tão bem. Existe ainda uma minoria de homens que procura os spas por iniciativa própria que é como quem diz, em busca de um serviço específico como a depilação ou o solário. Depois, experimentar outros tratamentos (com uma boa dose de incentivo por parte das terapeutas) é apenas uma questão de tempo.

O que oferecem os spas?

Atentos ao número crescente de homens que os procuram, os spas têm respondido com pormenores que não deixa o sexo masculino indiferente: uma decoração neutra e unissexo, para eliminar a ideia de que estão a frequentar um espaço maioritariamente feminino; áreas especificamente pensadas para os homens com televisão, jornais desportivos e revistas masculinas; robes compridos; mesas de massagens de maiores dimensões; produtos sem aroma ou apenas levemente perfumados; tratamentos mais curtos. Nada tem sido deixado ao acaso, com o intuito de seduzir este novo nicho de mercado… e a verdade é que em Portugal, por exemplo, já existe um spa exclusivamente masculino, ou seja, no SPA H2OMEM as mulheres não entram. De portas abertas desde 2006, é o único spa masculino do país e pelos vistos tem uma agenda sempre muito preenchida.

O que procuram os homens?

Influenciados por ícones masculinos como Cristiano Ronaldo ou David Beckham (entre muitos, muitos outros), os homens começaram a depilar-se, mas também passaram a aproveitar o moreno anual que só os solários podem oferecer. Depressa perceberam que os spas – nomeadamente as massagens – eram ideais para sarar as mazelas de quem praticava desporto intensivamente, melhorando, por consequência, a sua performance. Para aqueles que não são adeptos de exercício físico, encontraram nos spas vários tratamentos especificamente voltados para o emagrecimento ou a tonificação corporal. O rosto passou a ser alvo de atenções redobradas, não só porque queriam combater os sinais de fadiga e envelhecimento, mas também para suavizar a pele após anos de aplicação de gillete ou máquina de barbear. Estes espaços pensaram ainda nos cuidados de beleza masculinos mais básicos – cabelo e barba – oferecendo também aqui, cortes de cabelo, a possibilidade de fazer a barba com toalhas quentes ou simplesmente apará-la. Nos spas é ainda possível tratar mãos e pés, sendo as manicures e pedicures um dos serviços mais procurados pelos homens actualmente. Tudo isto num só local e, se há uma coisa que os homens gostam é a praticabilidade.

Homem mimado

Esquecendo todos os preconceitos e concentrados no seu bem-estar, físico e mental, os homens também procuram os spas na busca de alguns momentos de puro relaxamento e com o intuito de aliviar o stress. Os homens perceberam (e bem!) que nos spas há quem os mime dos pés à cabeça – um dos principais motivos que levam as mulheres aos spas – por isso, quem não gosta de ser apaparicado? É também nos spas que os homens procuram informação fiável acerca dos produtos corporais e faciais mais correctos para o seu tipo de pele. O que um dia foi um mito, é hoje uma realidade incontornável – os homens renderam-se aos spas.

A sua votação: 

Artigos relacionados