Técnicas de hidromassagem

banheira hidromassagem

A hidromassagem consegue juntar o melhor que o spa tem para oferecer: uma banheira convidativa ou jactos revigorantes, o prazer e a terapêutica poderosa da água, a força dos engenhos mecânicos que asseguram uma massagem corporal inesquecível e a adição de outros elementos que diferenciam os tratamentos. Descubra a técnica de hidromassagem ideal para si.

Banho Frio

Devido à sua baixa temperatura (cerca de 20ºC), este banho é de curta duração (cerca de 1 minuto); no entanto, é o tempo suficiente para produzir os resultados anunciados.

Efeitos: estimulante, potencia a circulação, aumenta o tono muscular e a elasticidade da pele, estimula o metabolismo e o sistema respiratório, melhora algumas dores físicas.

Precauções: antes de entrar na água, o corpo é previamente aquecido.

Banho Morno

Tmbém de curta duração, para não produzir um efeito demasiado “mole”, é uma experiência altamente relaxante.

Efeitos: tranquilizante, acalma as dores musculares, estimula as glândulas sudoríparas (ajudando o corpo a eliminar toxinas), incentiva o metabolismo e o sistema respiratório (embora não tanto como o banho frio), diminui a fadiga e a irritabilidade.

Precauções: nenhuma.

Banho Quente

Altamente regenerador, a temperatura da água estará por volta dos 35°C.

Efeitos: indicado para o alívio de estados depressivos, nervosos e de exaustão; é também apropriado para o melhoramento de enxaquecas, insónias e reumatismo; recomendado em alguns casos de problemas respiratórios e dermatológicos.

Precauções: devido à sua elevada temperatura, no final do banho o corpo deve ser refrescado com água fria.

Banho Ascendente Total

Numa banheira tapada, a imersão em água quente dá-se apenas até ao umbigo, com o aumento gradual da temperatura, mas não do nível da água. Quando a pessoa começar a suar, é retirada da banheira, embrulhada numa toalha seca e deitada numa cama onde acaba de transpirar. No final, o corpo é refrescado com água fria.

Efeitos: excelente para a circulação sanguínea, baixa a tensão arterial, estimula a circulação linfática, eliminando as toxinas do corpo e nutrindo os tecidos; potencia as defesas naturais do organismo.

Precauções: uma vez fora da água, pode ser servido um chã quente de limão, tília ou sabugueiro, de forma a iniciar a reposição de líquidos.

Banho Ascendente Parcial

Se for realizado nas pernas, a água chega apenas até os joelhos, se for nos braços chega até às axilas. Durante esta hidromassagem a temperatura é aumentada gradualmente durante 15 minutos, até atingir os 45ºC. No final, o corpo é rapidamente arrefecido com água fria, seguindo-se um período de repouso.

Efeitos: trata problemas bastante específicos, caso das perturbações de irrigação arterial, úlceras, varizes e fístulas; sendo ainda indicado para pessoas que sofrem de hipertensão, problemas cardíacos, asma, angina de peito, reumatismo e anemia.

Precauções: nenhuma.

Semicúpio

O banho pode ser quente ou frio e é sempre parcial, com a água a chegar apenas até ao umbigo; em alguns casos até as pernas ficam suspensas fora da banheira (chama-se a esta técnica o Banho de Assento).

Efeitos: o semicúpio quente é indicado para o alívio de hemorróidas, prostatites, dores menstruais ou falta de menstruação, perturbações ginecológicas e de ventre. O semicúpio frio é indicado para o combate às insónias, hemorróidas, prisão de ventre, falta de menstruação e ainda nos casos de exaustão física e emocional.

Precauções: podem juntar-se ao banho semicúpio aveia, cavalinha ou camomila; a versão fria tem uma duração de apenas 30-60 segundos; a versão quente deve terminar com um refrescamento a frio e não deve ser realizado à noite, pois, pode dificultar o sono.

Banho Quente de Assento

A pessoa senta-se na banheira com as pernas suspensas por fora, a água (entre 36-40°C) chega apenas até ao umbigo e o banho tem uma duração de 15 a 30 minutos.

Efeitos: indicado para o alívio de hemorróidas, prostatites, dores menstruais ou falta de menstruação, perturbações ginecológicas e de ventre.

Precauções: todos os membros do corpo expostos devem ser cobertos.

Banho Vital

Sentado numa banheira seca, o ventre é vigorosamente esfregado com um pano molhado em água fria; as fricções são circulares e o tratamento dura entre 5 a 10 minutos.

Efeitos: tem um efeito óptimo sobre o sistema imunitário, sendo que as defesas naturais do corpo são estimuladas ao máximo; melhora o sistema digestivo; tonifica os músculos abdominais; especialmente indicado para os anémicos, que necessitam de ganhar peso.

Precauções: nenhuma.

Banho dos Olhos

Especificamente indicado para os olhos, estes são lavados debaixo de água a correr e a uma temperatura entre 18 e 25ºC, sendo abertos e fechados continuamente.

Efeitos: indicado no tratamento de conjuntivite, blefarite (inflamação nas pálpebras)e terçol.

Precauções: pode juntar-se rosa, camomila malva, funcho e eufrásia à água.

Banho da Boca

Especificamente indicado para a boca, esta é lavada debaixo de água a correr e a uma temperatura entre 18 e 25ºC, sendo aberta e fechada continuamente.

Efeitos: indicado no tratamento de laringite, angina e alguns problemas respiratórios (catarro…).

Precauções: nenhuma.

Banho dos Pés

Administrado com água fria, quente ou muito quente, pode ser realizado num recipiente próprio para os pés (ficando estes em imersão) ou a pessoa pode andar e chapinhar em água até aos tornozelos.

Efeitos: a versão quente está reservada para quem sofre de dores de cabeça e reumáticas, catarro, hipertensão e em casos de falta de menstruação. A versão fria está reservada para quem sofre de insónias.

Precauções: não deve ser praticado por quem sofre de convulsões, anemia cerebral, cistite ou nefrite.

Banho Frio das Pernas

Especificamente indicado para as pernas, apenas estas estão submersas, num tratamento que dura cerca de 30 minutos.

Efeitos: recomendado sobretudo para quem sofre de varizes, estrias e elefantíase.

Precauções: nenhuma.

Banhos Alternados

Tal como o próprio nome indica, alterna-se entre aplicações de água quente (durante 2 minutos) e água fria (durante 30 segundos). Estes banhos podem ser totais ou parciais.

Efeitos: eficaz no tratamento de dores de cabeça, insónias e má circulação; bem como nos casos de exaustão física e emocional.

Precauções: nenhuma.

Banho de Contraste

Utilizam-se dois recipientes (uma para a água fria, outro para a quente), sendo que o corpo ou membros são alvos de imersões súbitas em água quente e fria alternadamente. O corpo mantém-se imerso na água fria durante 1 minuto, passando imediatamente para a água quente, onde se mantém durante 1 minuto, regressando novamente ao recipiente com água fria, para uma imersão de mais 1 minuto. Este tratamento de 3 minutos é repetido as vezes que forem necessárias ao tratamento, num máximo de 30 minutos.

Efeitos: altamente estimulante e revigorante, potencia o sistema imunitário, aumenta os níveis de energia, reduz as dores corporais, enxaquecas, incentiva a circulação e contribui para uma pele luminosa.

Precauções: este banho deve ser sempre precedido pela imersão em água quentedurante 10 minutos.

Banhos de Vapor de Água

Este tratamento pode ser administrado com a pessoa deitada ou sentada e a água a evaporar em seu torno; pode ainda ser um banho parcial (nádegas, ventre, pés, cabeça…) ou um tratamento de inalação.

Efeitos: o vapor tem poderes terapêuticos muito eficazes, sendo simultaneamente um purificador e analgésico; aumenta o metabolismo, estando indicado para obesos, diabéticos, reumáticos e gotosos; é igualmente eficaz no tratamento de doenças dermatológicas.Recomendam-se as inalações a quem sofre de constipações, sinusite e bronquite.

Precauções: não é indicado para quem sofre de doenças cardíacas; o corpo deve manter-se enrolado em toalhas e a cabeça tapada; pode adicionar-se eucalipto e benjoim à água.

Banho de imersão na banheira de Hubbard

A banheira de Hubbard é utilizada principalmente para a prática de exercícios subaquáticos, com a temperatura da água a atingir os 35ºC aos 40ºC. Tem uma duração entre 20 e 25 minutos. O terapeuta acompanha a pessoa do lado de fora, orientando-a quanto aos exercícios a efectuar.

Efeitos: recomendado para o alívio das dores e espasmos musculares, assim como alguns problemas ortopédicos.

Precauções: deve colocar-se um apoio para a cabeça e/ou as costas, que facilitará os movimentos na água.

Banhos Aromáticos

A junção entre a hidromassagem e a aromaterapia (juntam-se ervas aromáticas ou óleos essenciais à água do tratamento) proporciona uma experiência spa relaxante e inesquecível.

Efeitos: escolhem-se os óleos essenciais e as ervas aromáticas conforme as situações a tratar.

Precauções: devem ser respeitadas as contra-indicações relacionadas com as próprias ervas aromáticas ou óleos essenciais.

Banhos Minerais

A adição de sais e minerais à água e posterior imersão ou aplicação directa sobre a pele permite um tratamento profundo e intensivo, tanto do interior como do exterior do corpo.  

Efeitos: a absorção dos sais e minerais pela pele potencia os seus efeitos positivos que incluem a estimulação da pele, uma pele mais luminosa, a desintoxicação do organismo, a diminuição das probabilidades de contrair gripes e constipações, o aumento do metabolismo, sendo ainda altamente relaxante.

Precauções: nenhuma.

Banhos Físicos

O elemento mais importante neste banho é a temperatura e a pressão de água que, aplicada alternadamente, com jactos de água quente e fria, produz sensações refrescantes e revigorantes em todo o corpo.

Efeitos: incidem principalmente sobre os músculos, tonificando e fortalecendo-os; melhorando ainda a firmeza da pele. 

Precauções: nenhuma.

Banho "Stanger"

A força mecânica e o estímulo eléctrico são os elementos chave deste banho que é realizado numa banheira específica, composta por eléctrodos nas suas bordas. Neste banho, o corpo tem a facilidade de assumir várias posições.

Efeitos: recomendando para quem sofre de problemas circulatórios, reumáticos e paralisia, sendo ainda utilizado na recuperação de lesões atléticas.

Precauções: nenhuma.

Banhos de Piscina

Realizados dentro de uma piscina equipada com jactos de água e de ar quente, permite um tratamento de corpo total ou parcial.

Efeitos: altamente relaxante, é recomendando para quem sofre de perturbações circulatórias e reumáticas, sendo ainda útil no período pós-recuperação de lesões atléticas.

Precauções: nenhuma.

Banho de Hiper-Aquecimento de Schlenz

Uma banheira coberta, a pessoa mantém-se imersa da cabeça aos pés, mantendo apenas o nariz à superfície. O ambiente chega a atingir os 40ºC, provocando uma autêntica febre artificial.

Efeitos: altamente relaxante, está indicado para o alívio de dores de coluna e a melhoria das vias respiratórias; eficaz no combate ao stress e à hipertensão, é ainda um poderoso desintoxicante, hidratando a fundo a pele.

Precauções: as pessoas mais idosas, com problemas respiratórios ou cardíacos poderão não suportar uma temperatura tão elevada. 

A sua votação: 

Artigos relacionados