Tendências spa para 2013

O mercado de spas está cada vez mais competitivo, sendo habitual encontrarmos, hoje em dia, diversos espaços que oferecem serviços verdadeiramente inovadores e a preços bastante competitivos. De fato, numa altura de crise, e em que os spas são considerados um bem não essencial, é tendência que a maior parte dos spas procure novas formas de atendimento e novos serviços para os seus clientes. Conheça as tendências spa para 2013 e aproveite para selecionar os tratamentos que melhor satisfazem as suas necessidades e expetativas.

Spa integral

Com a conscientização das pessoas a respeito dos benefícios de uma boa manutenção da saúde física e mental, existe uma grande necessidade de se ampliar a diversidade de tratamentos oferecidos nos spas. Até há pouco tempo, a maior parte dos clientes procurava uma esfoliação ou uma massagem de relaxamento – coisa que, atualmente, já apresenta um índice de procura bastante abaixo daquele que se reflete nas taxas de oferta. Por isso, os mais recentes serviços que os spas têm vindo a incorporar no seu leque de oferta passam por:

  • Psicólogos e mentalistas para atendimento específico no âmbito da saúde mental
  • Atividades disciplinares que integram corpo e mente, como o ioga ou reiki
  • Check-ups que acompanham a evolução da saúde do cliente
  • Serviços de alimentação, acompanhados por nutricionistas profissionais, que complementam a sequência dos atendimentos
  • Serviços de branqueamento dental, secagem de vasos, tratamentos anti-rugas e até mesmo cabeleireiros

Spa móvel

Com o desejo de fidelizar os seus clientes, são muitos os spas que têm em conta a falta de disponibilidade dos seus utentes, oferecendo serviços “porta a porta”. Uma das opções passa pelo personal spa: um terapeuta especializado que se desloca à residência do cliente para prestar os tratamentos solicitados. Outra tendência dos spas para 2013 é a instalação de lojas em pontos de grande afluência como aeroportos, centros comerciais e até estações de comboio, facilitando o acesso de clientes com menos disponibilidade para usufruir, em qualquer momento, dos tratamentos spa que mais lhe convêm.

Spa social

Os spas, tal como os ginásios, acabam por ser mais do que um mero local de passagem – transformando-se em espaços onde os clientes experienciam parte da sua vida social. Por isso, são já muitos os spas que oferecem serviços complementares aos habituais, como as chamadas zonas de lounge, onde os clientes podem descansar ou conviver, e até mesmo atividades como workshops e debates sobre temas que, de algum modo, se relacionam com o lifestyle spa e wellness. Uma tendência a seguir em 2013…

Spa empresarial

O interesse de grandes empresas em relação à saúde e ao bem-estar dos seus funcionários é crescente. Por isso, uma boa fatia do mercado de spas acabou por identificar a oportunidade de se associar a estas empresas, com o objetivo de melhorar o desempenho da atividade profissional, através dos inúmeros tratamentos spa existentes. Os principais serviços oferecidos pelos spas empresariais são:

  • Atendimento periódico in company, no qual o spa leva até a empresa a sua infraestrutura de serviço para prestar os devidos atendimentos
  • Eventos fechados para os funcionários e clientes da empresa, organizados no próprio spa, que incluem atendimentos exclusivos e uma manhã/tarde/dia passado no spa
  • Palestras organizadas na empresa por profissionais do SPA, dedicados a temas relevantes como bem-estar, a qualidade de vida e a alimentação equilibrada, entre outros
  • Eventos promocionais com destinos específicos, como hotéis ou clubes, onde o spa pode levar a sua equipa de profissionais para atender os clientes e funcionários da empresa num destino escolhido pela mesma

Spa alternativo

A par com toda a evolução já analisada, apresenta especial importância o desenvolvimento de serviços totalmente alternativos dentro da oferta habitual dos spas. É sabido que os clientes estão cada vez mais exigentes e informados, pelo que uma simples massagem de pedras quentes já não apresenta qualquer inovação estratégica. Por isso, em 2013, o mercado dos spas parece empenhado em apresentar serviços alternativos que passam por tratamentos como:

  • Massagem com velas afrodisíacas esta massagem, especialmente pensada para ser feita pelo casal, pretende estimular a intimidade na relação, sendo realizada com óleos e velas afrodisíacas que prometem aumentar o apetite sexual.
  • Imersão em bolas aromáticas – trata-se de um banho de imersão numa banheira de hidromassagem, aromatizado com essências que favorecem o relaxamento profundo.
  • Massagem com pérolas – esta massagem oferece um tratamento à base de proteínas e aminoácidos, que sobre a pele se convertem em fonte de beleza e bem-estar, deixando-a hidratada, suave e firme.
  • Massagem com búzios esta massagem, realizada com óleos e essência à base de búzios, permite a harmonização das chacras energéticas, promovendo o equilíbrio pessoal.

A oferta dos spas, em 2013, vai ser realmente inédita. Seja para cuidar do corpo ou da mente, o segredo é analisar a oferta existente e optar pelo tratamento que melhor encaixa na sua personalidade spa. Faça o teste e renda-se às novidades alternativas que podem aumentar a sua tranquilidade física e espiritual em 2013. Bom spa!

A sua votação: 

Artigos relacionados