Top 10 tendências em spa para 2010

Buda

A prestigiada empresa norte-americana SpaFinder divulgou recentemente as top 10 tendências em spa para 2010 – as novidades são muitas e boas, a bem do relaxamento e de um corpo, mente e espírito sempre em forma.

  1. Membro privilegiado. Mais do que frequentar um spa, a tendência para 2010 é ser membro de um spa, tal e qual se é membro de um ginásio. A ideia de comunidade vai ser amplamente explorada por estes espaços de wellness que querem aliciar os seus clientes para visitas regulares, com vantagens sedutoras. Para além de preços atrativos e ofertas de workshops, consultas de nutricionismo ou espaços gastronómicos spa por onde passar depois de um tratamento, pretende-se fortalecer a saúde emocional e promover o convívio.
  2. Spa híbrido. Os spas proliferam e todos querem ter um spa, o que significa que a tendência de ver spas em hotéis ou centros de estética vai crescer exponencialmente no novo ano e que os próprios spas também pretendem alargar a sua área de know-how para incluir espaços de wellness, fitness, espirituais, nutrição e até consultas médicas. Vai assistir-se a uma fusão cada vez maior do conceito spa com outras áreas de bem-estar, de forma a potenciar as experiências spa ao máximo.
  3. Prevenção é a palavra de ordem. Os spas continuam a ser o local de eleição para quem quer fugir do stress diário e relaxar um pouco, mas em 2010 os tratamentos spa passam a ser igualmente vistos como métodos de prevenção contra diversos problemas de saúde e doenças, de forma a promover um maior bem-estar e longevidade.
  4. Spa para todos. Uma das tendências mais fortes para 2010 é a abertura dos spas não só a mulheres, mas também a homens e a uma faixa etária cada vez mais diversificada, incluindo adolescentes e seniores. Com programas especificamente voltados para homens, casais, teenagers e até avós, pretende-se mudar o rosto de quem frequenta um spa, para que este possa ser um espaço para todos.
  5. Promoções e mais promoções. Segundo um estudo recente e face à atual conjuntura económica, os spas vão continuar a oferecer promoções especiais, procurando incluir mimos extra nos tratamentos, sem alterar o preço. Outras estratégias promocionais passam pela criação de programas de fidelização de clientes com pontos e prémios, experimentar tratamentos/produtos novos a “preços de amigo” ou mesmo gratuitos, promoções tipo 2 por 1 (para levar uma amiga ou a cara-metade)…
  6. A moda do hammam. Com origens na Turquia, onde nasceu há milhares de anos, o hammam – uma sala de tratamento composta por uma zona quente que funciona como sauna e onde se faz uma esfoliação completa, uma zona intermédia para um banho rejuvenescedor e uma sala mais fria onde se termina com uma massagem de corpo inteiro – renasce das cinzas para a delícia de conhecedores e principiantes.
  7. Higiene e segurança. Na era da informação, os spas têm de estar informados sobre tudo o que respeita higiene e segurança no setor e quem frequenta os spas vai procurar cada vez mais esse tipo de informação junto dos estabelecimentos, pedindo mesmo para ver as instalações antes de efetuar qualquer reserva. Com a inclusão de áreas como wellness, nutrição, fitness e até medicina nos spas, todos os cuidados são poucos.
  8. Turismo wellness. Para 2010 prevê-se um aumento no turismo wellness, em que quem viaja procura um spa resort/hotel ou então spas de destino para umas férias relaxantes, onde a prioridade é tratar do corpo, mente e espírito. Uma área crescente na esfera do turismo internacional, aqui junta-se o útil ao agradável. Este tipo de viagem será ainda muito popular para a celebração de datas importantes como despedidas de solteiro, aniversários, luas de mel, aniversários de casamento, ou até mesmo para viagens de grupos ou empresariais.
  9. Spa online. A presença dos spas online está a crescer a um ritmo alucinante e a Internet é a melhor forma de divulgar espaços de sonho, promoções irresistíveis, comprar produtos spa e fazer imediatamente uma reserva. Para além disso, os spas estão a aumentar a sua participação em redes sociais – 55% dos spas utilizam o Facebook e 32% o Twitter – como parte da sua estratégia de divulgação e promoção. Os reviews de clientes são outra arma de sedução que os spas vão colocar online cada vez mais.
  10. O silêncio é de ouro. Num mundo contemporâneo onde passamos grande parte dos nossos dias rodeados de ruído, gadgets e confusão, os spas querem incutir o valor do silêncio, afirmando-se como santuários de serenidade, ao oferecer momentos de relaxamento sem qualquer tipo de conversa ou mesmo música ambiente. A meditação é outra tendência no que toca à oferta dos spas para 2010. Segundo estes espaços de wellness, voltar a encontrar algum silêncio diário… vale ouro.
A sua votação: 

Artigos relacionados