Top 7 Eco-Resorts do Mundo

Eco-Resorts do Mundo

A procura cada vez maior pelo Turismo Sustentável e o gosto crescente pelo contacto com a natureza fazem dos eco-resorts a solução ideal para os Turistas Verdes.

Quem busca momentos relaxantes em pleno gozo com a natureza encontra cada vez mais e melhores alternativas.

Damos-lhe a conhecer o nosso top sete dos melhores eco-resorts do Mundo.

1. Chumbe Island Coral Park – Zanzibar, Tanzania

Chumbe Island Coral Park – Zanzibar, Tanzania

O Chumbe Island Coral Park é uma reserva natural detentora de uma floresta e recife que se mantiveram longe das mãos do homem.

Requinte e exclusividade são as máximas deste eco-resort que disponibiliza apenas 7 bungalows como forma de alojamento. As preocupações com a sustentabilidade ambiental estão bem patentes no alojamento através de uma arquitetura e tecnologia ecológica. Medidas como o aproveitamento da água da chuva, iluminação fotovoltaica, sabonetes orgânicos e cozinha biológica, são práticas diárias deste eco-resort onde tudo é feito para preservar a biodiversidade, sem esquecer o conforto e o bem-estar dos hóspedes. Reflexo da sua atitude verde são os inúmeros prémios ganhos por esta unidade. Que disponibiliza ainda uma diversidade de atividades ao ar livre.

2. EcoCamp Patagonia – Parque Nacional Torres del Paine, Chile

EcoCamp Patagonia – Parque Nacional Torres del Paine, Chile

Em pleno coração da Patagónia, no Parque Nacional Torres del Paine, encontramos o EcoCamp, um elogio à Mãe Natureza. Com os seus iglus de construção esférica como modo de alojamento, disponibiliza espaços de refeições e de convívio a quem quiser apreciar um verdadeiro paraíso ao ar livre.

Inspirado na tribo Kawesqar que construía as suas tendas exclusivamente com materiais naturais encontrados na zona, o complexo mantém as práticas passadas. Aqui, é possível usufruir de uma viagem ao passado com todas as comodidades de um hotel de 4 estrelas, incluindo uma claraboia em cada iglu que permite aproveitar a iluminação natural dos dias longos da Patagónia – das 05h30 às 23h00!

Chegado o Inverno, os iglus são desmontados para que a área se reconstrua naturalmente e, no caso de ser necessário, o complexo turístico desloca-se para outro lugar. O EcoCamp tem capacidade para 56 hóspedes e dispõe de medidas de eficiência energética, obtidas 100% do sol, água e vento.

3. Voyages Longitude 131° – Yulara, Austrália  

Voyages Longitude 131° – Yulara, Austrália

Localizado junto ao Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, na imensurabilidade das planícies australianas, encontramos o Longitude 131º. Este complexo, onde a privacidade e exclusividade são as palavras de ordem, é composto por 15 tendas estilo-safari. Estas modalidades de alojamento são de um requinte e conforto indescritíveis.

A missão do Longitude 131º é aproveitar os recursos naturais, sem interferir com o seu ecossistema, nem deixar quaisquer vestígios nocivos para o meio envolvente. Em plena harmonia com a natureza, neste resort encontramos todas as facilidades e luxos. Construído em pleno coração da Mãe Natureza, este eco-resort pode ser simultaneamente romântico (proporciona um jantar à luz das estrelas) e ecológico, este é um complexo com preocupações ambientais que não pode perder…

4. Praia do Forte EcoResort – Baía, Brasil

Praia do Forte EcoResort – Baía, Brasil

No Praia do Forte EcoResort & Thalasso Spa, conceitos como desenvolvimento sustentável e preservação da natureza são referências em todas as actividades e foco constante em todos os sectores do hotel. Com a consciência clara de que toda a biodiversidade local deve ser cuidadosamente mantida e respeitada, o EcoResort disponibiliza para os seus hóspedes um leque amplo de roteiros de Ecoturismo que além de educar, proporcionam uma experiência única de contato com a natureza.

Deixe-se deslumbrar e com a exuberante natureza local, presente em cada detalhe do Praia do Forte EcoResort & Thalasso Spa, e prepare-se para viver a filosofia de “usufruir sem destruir”.

O Praia do Forte EcoResort abrange cerca de 20% dos 250 mil m2 de área envolvente. Desta forma é possível preservar o enquadramento ecológico.

Nada é deixado ao acaso, prova disto é que: 70% da equipa é composta por habitantes locais; dispõe de uma estação de tratamento de água e de uma Comissão Interna para a Conservação de Energia; tudo no resort é reciclável. Todos os passeios ecológicos são acompanhados por biólogos ou monitores ambientais, que fornecem informações sobre a fauna e a flora da região, em português e inglês. Há atividades para adultos; específicas para crianças, onde o lema é aprender brincando; e ainda a oportunidade pais e filhos aprenderem juntos.

5. Eco Lodge Resort & Hotel – Nuevo Arenal, Costa Rica

Eco Lodge Resort & Hotel – Nuevo Arenal, Costa Rica

O Eco Lodge Resort & Hotel está localizado num dos destinos turísticos mais procurados da actualidade, a Costa Rica. Quem procura destinos verdes, não pode deixar de visitar este complexo localizado no meio de uma esplêndida floresta tropical. Construído em 1990, foi o primeiro do seu género na América Latina. Nos princípios da sua fundação está a preservação de 218 hectares de floresta tropical e do seu ecossistema, repleto de uma fauna e flora singulares. No edifício principal encontramos 22 quartos e 14 chalets com maravilhosas vistas para o Lago e o Vulcão Arenal. A beleza natural do exterior propaga-se para o interior do resort. Para ocupar os tempos livres neste destino verde poderá fazer passeios de bicicleta, cavalo ou de canoa, desportos aventura, observação de pássaros, pesca desportiva e caminhadas.

6. Zmar – Eco Camping Resort & Spa – Alentejo, Portugal

Zmar – Eco Camping Resort & Spa – Alentejo, Portugal

Com um conceito de bem-estar familiar, distinto dos parques de campismo tradicionais, pelo seu conceito ecológico, o Zmar é considerado um parque de campismo de cinco estrelas. As suas instalações são amplas, modernas e bem equipadas, à chegada estará tudo pronto para que se aloje, alimente, descanse e se divirta em harmonia com a natureza.

Localizado em pleno litoral alentejano, no Zmar Eco Camping Resort & Spa, encontramos variadíssimas opções de alojamento, desde caravanas e o ZMóvel, passando pelos chalets (para 4 ou 6 pessoas) e o ZVilla.

Para ocupar o tempo livre e cuidar de si, aproveite o spa ou o fantástico parque aquático, para os mais pequeno o complexo dispõe de um parque de diversões infantil e muitas atividades de desporto e aventura.

O primeiro eco-resort em Portugal tem como lema “verde para crer”, prova disso é que toda a madeira utilizada na sua edificação é oriunda de florestas certificadas, os plásticos usados no mobiliário exterior e sinalética são reciclados; os edifícios estão dispostos para que tenham sombra, e as janelas para que o ar circule, diminuindo o uso de ar condicionado;  através de painéis fotovoltaicos a energia solar é utilizada para clarear todas as zonas comuns do resort; a circulação de automóveis é estreita, sendo utilizados carrinhos elétricos com painéis solares agregados; todo o papel é reciclado e as lâmpadas são todas económicas; o óleo utilizado nas cozinhas é depois reciclado; os sabonetes são de proveniência vegetal e os produtos de limpeza são naturais e biodegradáveis. Motivos não faltarão para uma visita ao Zmar….  

7. Sandos Caracol Eco-Resort & Spa, Reviera Maia – México

Sandos Caracol Eco-Resort & Spa, Reviera Maia – México

Na proximidade de fantásticas praias, esta estância e spa oferece um ambiente tropical exótico, completo com inúmeras facilidade, serviços e actividades de que toda a família pode usufruir. O Sandos Caracol Eco-Resort e Spa oferece uma variedade de entretenimento e emoção para hóspedes de todas as idades. Com aulas de ioga nas instalações e um clube para crianças e adolescente com todos os serviços.  Os clientes podem desfrutar de um jogo de futebol ou basquetebol, dar um passeio cénico guiado ou aproveitar o entretenimento nocturno gratuito.

Este resort sumptuoso situa-se entre a borda de uma floresta exótica com lagoas naturais, e uma longa praia de areia branca e deslumbrante. Esta localização imbatível, admiravelmente integrada na paisagem natural, brinda com a possibilidade de praticar vários desportos aquáticos, e este hotel oferece o seu próprio centro de desporto de água com windsurf, vela e canoagem aulas.

Neste complexo poderá também descobrir o valor histórico dos sítios arqueológicos nas proximidades de Tulum, Coba e Chichen Itza.

Entre as muitas facilidades disponíveis no Sandos Caracol Beach Resort & Spa destacamos: spa 17.222,1 m², ginásio totalmente equipado, spinning, Tai Chi e Pilates, 6 restaurantes, diversos bares e snack-lounge, 2 bares, piscina, 2 campos de ténis e 3 piscinas exteriores.

Crédito das imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
A sua votação: 

Artigos relacionados