Tratamentos capilares spa para usufruir em casa

Cabelo molhado banho

Porque tratar de cada centímetro do seu corpo também inclui a cabeça, o couro cabeludo e o cabelo, reunimos vários tratamentos capilares spa que pode facilmente preparar e usufruir em casa, sem perder tempo ou dinheiro, ganhando em bem-estar e relaxamento… até às pontas do cabelo.

Máscara frutada

Numa misturadora, junte ½ banana, ¼ abacate, ¼ meloa, 2 colheres de sopa de óleo de gérmen de trigo, 1 cápsula de vitamina E e triture tudo. Aplique no couro cabeludo e em todo o cabelo, massajando gentilmente; depois, deixe repousar durante 15 minutos. Retire com água tépida. O resultado será um cabelo mais brilhante, menos seco e estragado.

Máscara de coco e lima para queda de cabelo

Num recipiente, junte 4 colheres de chá de leite de coco, o sumo de uma lima e misture. Uma vez por semana, aplique no couro cabeludo, massajando cuidadosamente. Deixe repousar durante 30 minutos antes de lavar o cabelo normalmente.

Máscara de banana

Num recipiente, misture muito bem ½ banana, 1 colher de sopa de sumo de limão natural e 1 colher de sopa de mel. Aplique esta pasta no cabelo seco e deixe repousar durante 20 minutos. Retire e lave o cabelo normalmente. Este tratamento pode ser feito periodicamente para nutrir o cabelo baço, seco e/ou estragado.

Champô para cabelo seco

Numa panela, ferva ½ copo de água mineral e 2 colheres de sopa de alecrim seco (se tiver cabelo escuro) ou camomila (se tiver cabelo claro) seca; mal tenha levantado fervura, retire do lume e deixe arrefecer. Uma vez frio, escoe a água (deite fora as ervas) e adicione ½ copo de champô sem perfume, misturando bem. De seguida, adicione 1 colher de chá de óleo de jojoba e 1 colher de sopa de sal, misturando bem. Lave o cabelo com o champô que acabou de preparar, massajando suavemente o couro cabeludo.

Amaciador para cabelo seco

Numa misturadora, junte 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de óleo de sésamo, 1 colher de sopa de óleo de jojoba, 2 colheres de sopa de mel, 2 colheres de sopa de creme de coco, 2 ovos inteiros, 1 colher de chá de óleo de coco e misture bem durante 30 segundos. Aplique depois do champô, deixando actuar 1-2 minutos antes de retirar.

Champô para cabelo oleoso

Numa panela, ferva 1 copo de água, 2 colheres de sopa de hortelã seca, 2 colheres de sopa de hortelã-pimenta seca e 1 colher de sopa de salva seca. Mal tenha levantado fervura, retire do lume e deixe marinar durante 20 a 25 minutos. Depois, escoe a água (deite fora as ervas) e adicione 2/3 copo de champô de bebé Johnson’s, misturando bem. Lave o cabelo com o champô que acabou de preparar, massajando suavemente o couro cabeludo.

Amaciador para cabelo oleoso

Num recipiente, junte 1/3 copo de água quente, ¼ copo salva seca e deixe marinar durante 10 minutos. Escoe a água (deite fora as ervas) e adicione ¼ copo de glicerina, ¼ copo de mel, 2 colheres de sopa de lecitina, 2 colheres de sopa de leitelho em pó e misture bem. Aplique depois do champô, deixando actuar 1-2 minutos antes de retirar.

Amaciador intensivo

Num recipiente, bata um ovo, adicione 4 gotas do seu óleo essencial preferido, 1 colher de chá de azeite e misture tudo muito bem. Aplique no cabelo e deixe actuar durante 15 a 20 minutos; no final, lave o cabelo normalmente. O azeite é um hidratante poderoso, o ovo torna o cabelo macio e o óleo essencial perfuma-o.

Amaciador de mel

Num recipiente, misture ½ copo de mel e 2 colheres de sopa (se tiver cabelo normal) ou ¼ copo (se tiver cabelo seco e/ou estragado) de azeite aquecido. Aplique no couro cabeludo, massajando gentilmente; cubra com uma touca de banho e deixe repousar durante 30 minutos. Lave o cabelo normalmente. Enquanto anti-séptico natural, o mel irá purificar o cabelo; e o azeite funcionará como um poderoso hidratante. O resultado será um cabelo mais brilhante e suave, menos rebelde.

Tónico de alecrim para queda de cabelo

Numa panela, ferva cerca de 700 ml de água com 15-20 gramas de alecrim seco em lume brando durante 10 minutos. Retire do lume, mantenha a tampa e deixe arrefecer. Uma vez frio, escoe a água (deite fora as ervas), levando-a consigo para o duche. Depois de lavado o cabelo, verta, cuidadosamente, o tónico por toda a cabeça. Não retire. Este tónico pode ser usado 2 ou 3 vezes por semana e uma vez que as propriedades do alecrim estimulam o couro cabeludo, é indicado para quem sofre de queda de cabelo. Para além disso, deixa o cabelo ultra-suave e agradavelmente perfumado.

Tónico para volume instantâneo

Num frasco com pulverizador, misture 1 colher de sopa de vinagre, 1 colher de sopa de mel, ½ copo de água morna e agite bem. Com o cabelo lavado e ainda húmido, pulverize o tónico em todo o cabelo, massajando, inclusive, o couro cabeludo para que este o absorva bem. Deixe o cabelo secar naturalmente.

A sua votação: 

Artigos relacionados