Tratamentos corporais spa para desfrutar em casa

produtos spa

Só porque não tem tempo, dinheiro ou à vontade para frequentar um spa, não quer dizer que não possa desfrutar de todos os esses tratamentos e mimos no conforto da sua casa. Trate de cada centímetro do seu corpo com estes tratamentos caseiros que são irresistivelmente relaxantes, perfumados e hidratantes… uma vez experimentado, não vai querer outra coisa.

Sabonete de chocolate

Numa panela, junte 355 ml de sabonete neutro ralado, 150 ml de água e leve a lume brando até derreter; adicione ¼ copo de cacau em pó, 25 ml de óleo essencial de chocolate e misture bem até a pasta estar homogénea. Retire do lume e verta para um recipiente ou molde à sua escolha, deixando arrefecer antes de retirar do mesmo.

Esfoliante de café

Num recipiente, junte 2 copos de café moído, ½ copo de sal marinho, 2-3 colheres de sopa de um óleo essencial à sua escolha e misture tudo até formar uma pasta. Depois de tomar um duche rápido, aplique o esfoliante em todo o corpo, massajando suavemente, retirando, no fim, todos os resíduos com água morna. Devido às substâncias activas do café moído, que incentivam a circulação subcutânea, este tratamento é indicado para tratar e prevenir a celulite, uma vez que distribui eficazmente as pequenas formações de gordura, evitando o aspecto “casca de laranja”.

Esfoliante de açúcar amarelo e limão

Num recipiente, junte 1 copo de açúcar amarelo, ½ copo de sal marinho, 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de sopa de sumo de limão natural, 1 colher de sopa de mel e misture tudo até formar uma pasta. Aplique na pele húmida (depois de tomar banho, por exemplo), massajando com movimentos circulares, retirando depois com água morna. Este tratamento é um desinfectante natural, sendo indicado para retirar pele morta, para abrir e limpar poros, deixando a pele respirar melhor e com um aspecto rejuvenescido.

Envolvimento de iogurte

Num recipiente, misture 200 ml de iogurte e uma colher de chá de gérmen de trigo e aplique em todo o corpo; deixe repousar durante cerca de 10 minutos e depois retire com água tépida. A presença de proteína, vitamina B e ácido láctico deixam a pele tão macia como a dos bebés.

Envolvimento de algas

Numa panela grande, ferva cerca de 11 litros de água mineral, onde depois vai deixar 2 copos de algas frescas ou secas a marinar durante cerca de 5 minutos. Verta a água para o lavatório ou banheira (com o ralo fechado), onde vai emergir uma toalha de banho até esta absorver grande parte da água. Pode precisar de alguém para o ajudar na seguinte preparação: torça a toalha e envolva-a em torno do seu corpo com o máximo de algas possível; de seguida, envolva um saco do lixo grande (preferencialmente aberto ao meio para formar um rectângulo) em torno da toalha, deite-se e relaxe durante 15 minutos. Findo este tempo, volte para a banheira, retire o saco plástico, a toalha e tome um bom banho, de preferência perfumado para eliminar o odor das algas. Este tratamento é recomendado para quem queira desintoxicar a pele do corpo, deixando-a visivelmente mais suave e tonificada; é ainda utilizado para tratar e prevenir a celulite.

Loção de mel para pele seca

Num recipiente, junte 1 colher de chá de mel, 1 colher de chá de óleo vegetal, ¼ colher de chá de sumo de limão natural e misture tudo muito bem. Aplique directamente na pele seca, massajando primeiro com movimentos circulares, deixando repousar cerca de 10 minutos. Retire com água tépida, sem esfregar.

Loção de amêndoa para pele normal e oleosa

Numa panela, junte 2 colheres de sopa de cera de abelha ralada, ¼ copo de água mineral e leve a lume brando até derreter; coloque numa misturadora e ligue a mistura a baixa velocidade, adicionando, gradualmente, ½ copo de óleo de amêndoa, ¼ copo de água de rosas, 5 gotas de óleo essencial de gálbano e 4 gotas de óleo essencial de rosa. Deixe arrefecer – à medida que ficar mais fria irá engrossar – e depois verta para um frasco de vidro. Guarde num local fresco e seco e utilize durante os próximos 4-5 meses. 

Banho de leite Cleópatra

Deve-se à célebre rainha do Egipto o desenvolvimento de tratamentos corporais à base de leite, sendo o banho de leite o mais famoso. Basta juntar, a um banho de imersão, 4-5 copos de leite (quanto mais gordo, melhor o efeito) e, se quiser, para um resultado final ainda mais suave, uma colher de chá de óleo de jojoba. Depois de 30 minutos de imersão, tome um duche normal e terá uma pele macia e radiante.

Óleo de banho relaxante

Num recipiente, junte 1 litro de água mineral, 120 ml de sabão castile líquido, 120 ml de glicerina líquida e misture bem. Adicione 6 gotas de óleo essencial de lavanda e 3 gotas de óleo essencial de patchouli. Misture bem e adicione à água da banheira – relaxe neste banho de imersão durante cerca de 20 minutos.

Óleo de banho revigorante

Num recipiente, junte 1 litro de água mineral, 120 ml de sabão castile líquido, 120 ml de glicerina líquida e misture bem. Adicione 6 gotas de óleo essencial de laranja, 4 gotas de óleo essencial de toranja e 3 gotas de óleo essencial de limão. Misture bem e adicione à água da banheira – recupere a energia neste banho de imersão durante cerca de 20 minutos.

A sua votação: 

Artigos relacionados