Tratamentos faciais spa para mimar-se em casa

Tratamento facial spa

Ir a um spa fazer um tratamento facial nem sempre é prático ou financeiramente viável… mas o seu rosto não tem de se ressentir! Porque metade do prazer está na preparação dos seus próprios tratamentos, beneficie de toda a tranquilidade e bem-estar que um spa pode oferecer, com estas faciais… todas elas naturais, todas elas fáceis de executar.

Máscara de toranja

Num recipiente, bata a clara de um ovo em castelo; adicione 1 colher de chá de sumo de toranja natural e 1 colher de chá de natas azedas. Misture bem e aplique no rosto, deixando actuar durante 15 minutos, antes de retirar com água tépida. Os elementos cítricos da toranja contribuem para a redução das rugas e linhas do rosto, contendo ainda poderosos antioxidantes que deixam a pele rejuvenescida.

Máscara anti-envelhecimento

Num recipiente, misture 1 colher de chá de mel e algumas gotas de sumo de laranja natural. Com a ajuda de uma bola ou disco de algodão, aplique o creme em todo o rosto, deixando actuar durante 20 minutos, antes de retirar com água tépida abundante. A vitamina C que encontramos nas laranjas é uma das melhores vitaminas anti-envelhecimento que existem, uma vez que potencia a produção de colagénio, a substância responsável pela elasticidade e suavidade da pele. O mel é um poderoso anti-séptico que limpa a pele em profundidade. Este tratamento é perfeito para suavizar peles mais maduras, disfarçar rugas e tratar a pele seca que foi exposta ao sol e/ou ao vento.

Máscara para pele oleosa

Num recipiente, junte o sumo natural de ½ toranja, 3 colheres de sopa de aveia, 2 colheres de sopa de salsa fresca picada e misture bem. Aplique a máscara no rosto, massajando cuidadosamente; deixe repousar durante 20 minutos, antes de retirar com água tépida. Juntas, as propriedades terapêuticas da toranja, aveia e salsa são benéficas para reduzir e até eliminar a oleosidade da pele.

Máscara para pele seca

Num recipiente, junte 6 colheres de sopa de pepino picado, 3 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de chá de iogurte natural e misture bem. Aplique a máscara no rosto, deixando-a secar durante cerca de 15 minutos, antes de retirar com água fria. O resultado será uma pele fresca, suave e hidratada.

Máscara de chocolate

Num recipiente, junte 1/3 copo de cacau, ¼ copo de mel, 2 colheres de sopa de natas (normais ou azedas), 3 colheres de chá de farinha de aveia e misture bem até a massa ganhar consistência. Aplique em todo o rosto, massajando cuidadosamente e deixe repousar durante 20 minutos, antes de retirar com água tépida. Enquanto a aveia é um esfoliante natural (eliminando as células mortas), o mel limpa em profundidade os poros, e o chocolate é um poderoso antioxidante que desintoxica a pele. Um tratamento delicioso, sem culpas!

Máscara facial Cleópatra

Num recipiente, junte a clara de 1 ovo, 1 colher de sopa de leite e 1 colher de chá de mel. Misture bem e aplique no rosto, deixando actuar durante 20 minutos, antes de retirar com água tépida. Deve-se à célebre rainha do Egipto, Cleópatra, o desenvolvimento de tratamentos corporais à base de leite, que ela garante terem contribuído para a sua beleza intemporal. Os ácidos presentes no leite são benéficos para a pele, uma vez que eliminam as células mortas, permitindo a absorção dos seus nutrientes que potenciam uma pele suave, lisa e jovem.

Esfoliante de ananás

Na misturadora, triture ½ copo de ananás natural ou enlatado e 3 colheres de sopa de azeite. Aplique a máscara no rosto, massajando cuidadosamente; deixe repousar durante 15 minutos, antes de retirar com água tépida. O ananás contém bromelina, uma enzima que é eficaz na remoção de células mortas e na limpeza profunda dos poros, que depois ajuda a fechar. O azeite tem propriedades curativas que ajudam a alisar a pele, conferindo-lhe um aspecto naturalmente saudável.

Esfoliante de laranja

Num recipiente, junte 2 colheres de sopa de casca de laranja seca e ralada, 2 colheres de chá de farinha de aveia, 2 colheres de sopa de água fria e misture tudo muito bem até obter uma pasta homogénea. Aplique no rosto e deixe-a secar ligeiramente, depois esfolie com movimentos circulares suaves. Retire com água tépida e finalize, lavando o rosto com água fria. O resultado será uma pele suave e revigorada.

Creme anti-envelhecimento

Na misturadora, junte 1 colher de chá de sumo de maçã, 1 colher de chá de sumo de limão, 1 colher de chá de sumo de lima, 2 colheres de sopa de leitelho, 1 colher de sopa de folhas de alecrim, 3 uvas sem pevides, ¼ de uma pêra, 2 claras de ovo e triture durante 30 segundos. Com a ajuda de uma bola ou disco de algodão, aplique o creme em torno dos olhos, lábios, testa e em qualquer outra zona onde existam rugas. Deixe secar e retire com água tépida. Este tratamento pode ser aplicado não mais de 3 vezes por semana (é também o seu prazo de validade desde que guardado no frigorífico), seguido de um creme hidratante.

Creme de noite de amêndoa

Num recipiente, junte 1 abacate ralado, 1 ½ colher de chá de benzoato de sódio e 1 copo de óleo de amêndoa; derreta 10 gramas de cera de abelha e junte ao preparado anterior, misturando bem até obter uma loção cremosa. Aplique no rosto antes de se deitar e de manhã retire com água tépida… para acordar com uma pele resplandecente.

Tratamento para acne

Para tratar e eliminar, de forma natural, as inestéticas borbulhas e espinhas, misture um pouco de mel e canela e, antes de se deitar, aplique directamente na acne. De manhã, lave o rosto normalmente e verifique as melhorias que serão mais do que evidentes, dadas as propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias de ambos os ingredientes.

Hidratante para olhos

Num recipiente, junte 2 colheres de gel aloé vera, 1 colher de sopa de óleo de sésamo e misture muito bem. Com a ajuda de uma bola ou disco de algodão, aplique o creme cuidadosamente em torno dos olhos e não retire. Guarde o restante creme num local seco e fresco, agitando sempre antes de usar. O aloé vera é um calmante refrescante e facilmente absorvido pela pele; e o óleo de sésamo tem propriedades anti-inflamatórias, o que torna este creme ideal para quem tem muitas vezes os olhos inchados.

Hidratante labial de baunilha

Numa panela, junte 1 colher de sopa de vaselina, 1 colher de sopa de gel aloé vera, 1½ colher de chá de óleo de coco, ½ colher de chá de essência de baunilha e aqueça em lume brando, mexendo até todos os ingredientes estarem ligados. Retire do lume, encha um frasco de vidro e deixe arrefecer. Depois, mime os lábios com este gloss naturalmente saboroso e perfumado que pode ser aplicado ao longo de todo o dia!

A sua votação: 

Artigos relacionados