Tratamentos spa caseiros para mãos e unhas

Mão sobre a água

As mãos são as nossas embaixadoras principais e um dos locais do corpo que mais facilmente envelhece se não for bem tratado. Não descure mais as suas mãos e dê-lhes o devido carinho com estes tratamentos spa naturais, fáceis de preparar e ainda mais fácil de desfrutar, no conforto da sua casa.

Esfoliante de damasco

Num recipiente, junte 1½ copo de açúcar amarelo, o sumo de ½ limão natural, 2 colheres de sopa de óleo essencial de damasco e misture tudo até formar uma pasta. Aplique de imediato às mãos, massajando continuamente durante 2-3 minutos, retirando depois com água morna. Este tratamento é indicado para remover pele morta, para abrir e limpar poros, deixando a pele respirar melhor e as mãos completamente suaves. Complete o tratamento com a aplicação de um dos cremes abaixo descritos.

Esfoliante de açúcar

Num recipiente, junte 2 colheres de sopa de azeite (ou óleo vegetal), 3 colheres de sopa de açúcar e misture tudo até formar uma pasta. Aplique de imediato às mãos, massajando continuamente durante 2-3 minutos, retirando depois com água morna. Complete o tratamento com a aplicação de um dos cremes abaixo descritos.

Esfoliante de maçã

Num recipiente, junte 1 maçã triturada, 2 colheres de sopa de açúcar amarelo, 1 colher de sopa de azeite e misture tudo até formar uma pasta. Aplique de imediato às mãos, massajando continuamente durante 2-3 minutos, retirando depois com água morna. O sumo da maçã é um esfoliante natural que deixará a pele muito macia.

Loção para mãos secas

Num recipiente, junte 1 colher de sopa de sumo de limão natural, 1 colher de chá de açúcar, um pouco de água e misture tudo até formar uma pasta. Aplique de imediato às mãos, deixando repousar durante 1 minuto, retirando depois com água morna. Este tratamento é indicado para suavizar mãos secas a muito secas, ásperas e/ou gretadas.

Banho para fortalecer unhas

Num recipiente, junte 2 gemas de ovo batidas, ¼ copo de leite, 2 colheres de sopa de mel e misture tudo até formar uma pasta. Imersa as unhas no recipiente durante 10 a 15 minutos, passando depois as mãos por água morna. A proteína presente nos ovos e o cálcio presente no leite fazem deste o tratamento perfeito para fortalecer unhas frágeis e quebradiças.

Banho cítrico para unhas

Este tratamento requer apenas um recipiente com sumo de laranja 100% natural, onde coloca as unhas de molho durante pelo menos 10 minutos antes de lavar as mãos. O sumo de laranja contém ácido fólico, que é excelente para estimular o crescimento das unhas.

Esfoliante branqueador de unhas

Num recipiente, junte 1 colher de sopa de sumo de limão natural e bicarbonato de sódio suficiente para formar uma pasta homogénea. Aplique de imediato às unhas, massajando continuamente durante 1-2 minutos, retirando depois com água morna. As unhas das mãos ficarão mais brancas e com um aspecto muito saudável.

Banho anti-envelhecimento

Num recipiente, junte 1 cenoura grande ralada ou triturada, ½ copo de sumo de airela vermelha natural e deixe repousar durante 1 hora. Adicione 2 colheres de sopa de azeite ao preparado e aqueça no microondas durante 20 segundos. Imersa as mãos no recipiente durante 10 a 15 minutos, passando depois as mãos por água morna. Tanto as cenouras como as airelas vermelhas estão recheadas de poderosos antioxidantes, ideais para rejuvenescer o aspecto das mãos.

Suavizante de cutículas

Aqueça uma colher de chá de azeite e, depois do banho, empurre cuidadosamente as cutículas das unhas para trás, massajando-as com este óleo.

Creme de rosas

Num recipiente com tampa, junte 1/3 copo de glicerina e 2/3 copo de água de rosas (encontra estes ingredientes em lojas de produtos naturais); agite bem até assegurar que os ingredientes estão bem ligados. Utilize diariamente nas mãos para massajar dedos e músculos cansados e para obter uma pele lisa e fragrante. Uma vez que este creme não contém conservantes, convém guardá-lo no frigorífico.

Creme de coco

Numa panela, junte ¼ copo de cera de abelha, ¼ copo de óleo essencial de coco e aqueça em lume brando até derreter a cera; junte os restantes ingredientes (1/3 copo de glicerina e 3 colheres de sopa de óleo de bebé Johnsons) e aqueça até a mistura estar homogénea (aproximadamente 5 minutos). Retire do lume e verta para um recipiente limpo. Deixe arrefecer antes de aplicar.

Creme de baunilha para mãos e braços

Num recipiente, junte 50 gramas de essência de baunilha, 1 copo de óleo vegetal ou de sésamo, 2 copos de óleo de amêndoa e misture tudo até formar uma pasta. Aplique de imediato às mãos e braços, massajando suavemente e deixando repousar durante alguns minutos. Retire com água morna e veja a diferença – este tratamento é indicado para tratar a pele depois de um Inverno rigoroso, preparando-a para poder ser mostrada nos meses mais quentes.

A sua votação: 

Artigos relacionados