Tratamentos spa caseiros para pés

pés nús com mãos por cima

Nem sempre damos a devida atenção aos nossos pés, principalmente nos meses de Inverno quando estes são constantemente escondidos com meias, botas e pantufas. Os seus pés suportam toda a sua actividade diária, todos os dias, por isso, merecem ser cuidados todo o ano, até porque a sensação de uns pés frescos, leves e suaves é imbatível.

Esfoliante de morangos

Num recipiente, junte 8-10 morangos frescos, 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de sal marinho e misture tudo muito bem, tendo o cuidado de não desfazer por completo os morangos, se não a pasta ficará muito aguada. Se ficar, pode juntar uma colher de chá de amêndoa ralada. Depois, esfregue o preparado nos pés, massajando com movimentos circulares desde o calcanhar até aos dedos, sem esquecer os lados e as plantas dos pés. No final, passe os pés por água morna, seque bem e termine com um creme hidratante.

Esfoliante de café

Num recipiente, junte 4 colheres de sopa de café moído, 3 colheres de sopa de farinha de aveia, 3 colheres de sopa de sal marinho, 3 colheres de sopa de azeite ou óleo de amêndoa, 2 gotas de óleo essencial de lavanda (ou de hortelã-pimenta se pretende um tratamento estimulante em vez de relaxante) e misture tudo muito bem. Esfregue o preparado nos pés, massajando com movimentos circulares para eliminar toda a pele morta, deixando a restante suave e sedosa. No final, passe os pés por água morna, seque bem e termine com um creme hidratante.

Desinfectante de lima

Encha metade de um pequeno recipiente com água e a outra metade com sumo de limão natural; embebede uma toalha neste preparado e passe-a pelos pés para eliminar odores desagradáveis e amaciar a pele.

Loção relaxante

Num recipiente com tampa, junte 1 colher de sopa de azeite, 12-14 gotas de óleo essencial de eucalipto, 1 colher de sopa de óleo essencial de amêndoa, 1 colher de chá de óleo essencial de gérmen de trigo; feche o recipiente e agite bem. Está pronto para ser massajado nos pés, para um alívio imediato de dores e cansaço.

Banho refrescante

Num recipiente com água quente, junte 1 lima às fatias, 6 gotas de óleo essencial de lima, ½ copo de sal marinho, 8-12 folhas de hortelã frescas e misture. Imersa os pés no recipiente durante 10 a 15 minutos, passando-os depois por água morna.

Banho de leite doce

Numa panela, aqueça 2 copos de leite e 7 copos de água; quando estiver a ferver, adicione ½ copo de açúcar, 2 colheres de sopa de creme hidratante e mexa até ficar uma “sopa” homogénea. Deite para um recipiente onde possa imergir ambos os pés, deixando arrefecer antes de iniciar o banho, que pode durar até 10 minutos. Depois, passe os pés por água morna e aplique um creme hidratante para finalizar este tratamento ultra-macio.

Banho de mel hidratante

Num recipiente com água quente, junte 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de sabão líquido, 1 colher de sopa de essência de baunilha, 2 colheres de sopa de óleo de amêndoa e misture. Imersa os pés no recipiente durante 10 a 15 minutos, passando-os depois por água morna. Para além do poder desinfectante do sabão, o mel contém substâncias antibacterianas, é um excelente hidratante e contém ainda poderosos antioxidantes para rejuvenescer pés cansados.

Loção hidratante

Num recipiente com tampa, junte 1 colher de sopa de óleo de amêndoa, 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de chá de óleo essencial de gérmen de trigo, 12 gotas de óleo essencial de eucalipto; feche o recipiente e agite bem. A loção está pronta para ser massajada nos pés com movimentos circulares e trazer vários benefícios: o eucalipto tem características terapêuticas, sendo especialmente eficaz na estimulação da circulação; o óleo de amêndoa está recheado de minerais e é um hidratante natural perfeito para pele seca e gretada.

Creme de manteiga de cacau

Numa panela, junte 4 colheres de sopa de cera de abelhas, 4 colheres de sopa de manteiga de cacau e derreta em lume brando; adicione 4 colheres de sopa de óleo de amêndoa e misture bem até a “sopa” estar homogénea. Verta num recipiente de vidro e deixe endurecer antes de utilizar. Aplique sempre que a pele dos pés se apresentar seca e/ou gretada.

Máscara de noite

Numa misturadora, triture ¼ copo de amêndoas e reserve; de seguida, triture ¼ copo de farinha de aveia; num recipiente, misture as amêndoas, farinha de aveia, 3 colheres de sopa de manteiga de cacau e 2 colheres de sopa de mel. Esfregue o preparado nos pés, desde o calcanhar até aos dedos, sem esquecer os lados e as plantas dos pés; calce meias e deite-se, deixando a máscara actuar durante a noite. De manhã, retire as meias e lave os pés em água tépida. Graças à acção esfoliante das amêndoas e da farinha de aveia; a acção hidratante da manteiga de cacau e a acção antibacteriana e antioxidante do mel, acordará com pés completamente novos!

A sua votação: 

Artigos relacionados