
Massagem localizada, as mãos hábeis do massagista concentram-se na face, na cabeça, no pescoço e ombros, libertando músculos “presos”, mas não só. Os outros benefícios desta massagem são o melhoramento da circulação, do fluxo linfático, da textura do cabelo, bem como uma pele de rosto mais luminosa e uma maior claridade de mente. Estará na hora de experimentar uma massagem de rosto?
Uma massagem diferente
Há mais de mil anos que o mundo oriental recorre às massagens (corporais e de rosto) para devolver ao organismo o seu equilíbrio natural. Raramente são utilizados cremes ou óleos essenciais, apenas as mãos que são responsáveis por desbloquear determinados pontos de pressão estrategicamente localizados no rosto e que permitem que o corpo volte a funcionar em pleno, de dentro para fora. Para além de aliviar tensões acumuladas, os povos orientais acreditam que uma simples massagem facial é o suficiente para corrigir desequilíbrios no fígado, vesícula, evitar a retenção de líquidos e tratar problemas associados ao sistema nervoso. O mundo ocidental, por sua vez, vê a massagem de rosto como uma poderosa arma anti-envelhecimento, mas também não descura o seu poder tranquilizante, anti-inflamatório e analgésico.
Rosto relaxado
A massagem de rosto tem vindo a ganhar popularidade ao longo dos últimos anos, não só pelo seu efeito altamente relaxante, mas também devido aos seus mil e um benefícios. Integrada numa massagem de corpo total ou realizada em exclusivo, a massagem de rosto é normalmente efectuada com os movimentos manuais de um terapeuta (que utiliza as pontas dos dedos e as palmas das mãos), mas também já existem equipamentos mecânicos que reproduzem o mesmo efeito. Dependendo do pretendido, a massagem de rosto pode ou não estender-se para incluir a cabeça, o pescoço e/ou os ombros, sendo previamente aplicado um óleo ou loção que facilite a massagem das zonas faciais mais sensíveis. Uma vez que a massagem aumenta a temperatura corporal, a circulação sanguínea é imediatamente incentivada e consequentemente melhorada, o que acaba também por reproduzir-se num efeito de relaxamento total, levando por vezes ao adormecimento.
Mil e um benefícios
- Melhoramento da pele do rosto em termos de luminosidade e firmeza
- Melhoramento da textura do cabelo
- Melhoramento da circulação sanguínea
- Melhoramento do fluxo linfático
- Abertura dos poros, o que facilita a sua limpeza e desintoxicação
- Prevenção/combate aos sinais da idade
- Relaxamento dos músculos faciais e oculares
- Alívio de dores faciais
- Alívio da congestão nasal/sinusite
- Alívio de dores/tensão na zona dos maxilares
- Alívio de olhos vermelhos, secos e cansados
- Alívio de dores de cabeça/enxaquecas
- Alívio de dores/tensão no pescoço/ombros
- Alívio da tensão pré-menstrual
- Alívio de stress e ansiedade
- Libertação de tensão acumulada
- Proporciona uma tranquilidade e leveza impressionante
Contra-indicações
No caso de estar doente, com febre ou ter sido recentemente submetida a qualquer cirurgia, não deve realizar nenhum tipo de massagem, incluindo a massagem de rosto. Outras contra-indicações para a massagem facial incluem: o uso de óculos ou lentes de contacto (devem ser retirados antes da massagem); feridas abertas ou cortes no rosto; pele inflamada ou com hematomas; cicatrizes recentes; acne, psoríase ou eczema (uma massagem facial pode piorar estas condições dermatológicas).